Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos: mulher em trabalho de parto e bebê são resgatados durante a chuva

Um homem morreu levado pela enxurrada no bairro Ipueiras e um bebê foi resgatado em área de alagamento.

14/01/2025 às 09h48

A situação de Picos, Sul do Piauí, com as fortes chuvas que caem na cidade nos últimos dias se agravou ainda mais de ontem para hoje em razão do temporal que castiga a região, deixando moradores ilhados, ruas completamente tomadas pela água e causando uma série de transtornos. O Corpo de Bombeiros resgatou uma mulher em trabalho de parto e o Exército, um bebê em áreas de inundação.

A mulher em trabalho de parto foi resgatada por volta das 6h17 desta manhã (14), quando bombeiros do 4º grupamento foram acionados para levá-la da sua residência até o Hospital Regional Justino Luz. A operação de resgate foi bem-sucedida e a senhora chegou até a unidade de saúde em segurança dentro dos protocolos estabelecidos.

Mulher em trabalho de parto foi resgatada pelos bombeiros - (Divulgação/Corpo de Bombeiros) Divulgação/Corpo de Bombeiros
Mulher em trabalho de parto foi resgatada pelos bombeiros

Em outra região tomada pela água, militares do Exército, que auxiliam nos trabalhos, resgataram um bebê em uma casa alagada. Vídeo feito por populares mostram a criança sendo levada para um caminhão das Forças Armadas para receber auxílio.

Bebê foi resgatado durante a chuva em Picos - (Reprodução) Reprodução
Bebê foi resgatado durante a chuva em Picos

Uma morte foi confirmada: trata-se de um bancário identificado como Marcondes Bastos, que morreu levado pela enxurrada. Seu corpo foi resgatado no bairro Ipueiras. Segundo populares, Marcondes teria tentado salvar seus cachorros, mas acabou sendo levado pela força da correnteza.

Também foram registrados ainda vários pontos de alagamento em Picos, tais como a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Rua Antônio Egídio. Nestes locais, várias pessoas ficaram isoladas e precisaram de resgate.

Também foram registrados ainda vários pontos de alagamento em Picos - (Divulgação/Corpo de Bombeiros) Divulgação/Corpo de Bombeiros
Também foram registrados ainda vários pontos de alagamento em Picos

De acordo com o capitão Allisson Rangel, comandante do 4º GBM de Picos, voluntários estão dando ajuda às guarnições para reforçar o auxílio e o resgate aos moradores das áreas afetadas. As demais ocorrências registradas não tiveram vítimas, mas apenas prejuízos materiais.

“As áreas mais prejudicadas foram as ruas Santo Agotinho, Dulce-Deus-Dará, Juscelino Araújo e Antônio Egídio, todas no bairro Ipueiras. Pedimos que a população continue mantendo os cuidados com o risco de queda de árvores, fique atenta ao nível das águas em vias alagadas e sempre que possível, evite sair de casa”, orienta o capitão.

Capitão Allisson Rangel, comandante do 4º Grupamento dos Bombeiros de Picos - (Reprodução) Reprodução
Capitão Allisson Rangel, comandante do 4º Grupamento dos Bombeiros de Picos

Em caso de emergência, a população picoense pode acionar a Defesa Civil pelo número 193 e o socorro dos Bombeiros pelo 190.

UBSs fechadas por causa da chuva

Por conta da chuva, as Unidades Básicas de Saúde de Picos estão temporariamente fechadas. O informe foi divulgado pela Prefeitura Picoense nesta manhã (14). Os postos de saúde estão temporariamente impossibilitados de realizar atendimentos. Na nota, o poder público informou que está trabalhando para retomar os serviços o mais rápido possível e pediu compreensão da população, orientando que, em casos de necessidade, as pessoas procurem os serviços de urgência e emergência. Veja a nota abaixo na íntegra:

A Prefeitura de Picos informa que, devido às fortes chuvas que atingem a região, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão temporariamente impossibilitadas de realizar atendimentos. Estamos trabalhando intensamente para retomar os serviços o mais rápido possível, garantindo a segurança e o bem-estar de todos.

Pedimos a compreensão da população e orientamos que, em casos de necessidade, procurem os serviços de urgência e emergência. Agradecemos a colaboração de todos e reforçamos nosso compromisso com a saúde e o cuidado com a comunidade.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.