Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses são presos por furtarem jumentos no Maranhão para serem abatidos no Piauí

Animais eram furtados nas beiras das estradas e teriam sua carne e seu couro comercializados em território piauiense.

06/10/2025 às 15h15

Uma carga com 20 jumentos foi apreendida na cidade de Chapadinha, no Maranhão, sendo trazida para o Piauí, onde os animais seriam abatidos. O caso aconteceu neste final de semana. Os animais seriam abatidos para terem seu couro e sua carne comercializado em estabelecimentos do Estado. Mas o que chamou a atenção das autoridades, além disso, foi o fato de todos os jumentos serem roubados.

A situação se iniciou quando moradores da zona Rural de Chapadinha perceberam um caminhão circulando pela região, recolhendo os jumentos que estavam soltos pela rua. Os populares acionaram a Guarda Municipal, que parou o veículo em uma barreira e fez uma inspeção. No caminhão haviam três ocupantes, todos naturais de Campo Maior, e os 20 jumentos.

Carga de jumentos é apreendida no Maranhão; animais seriam abatidos no Piauí - (Reprodução) Reprodução
Carga de jumentos é apreendida no Maranhão; animais seriam abatidos no Piauí

Eles confessaram que estavam trazendo os animais para o Piauí e que furtavam os bichos que “davam bobeira” na beira estrada. À Guarda Municipal, eles acrescentaram, ainda, que os jumentos seriam abatidos no Piauí, mas o local exato de destino da carga não foi informado.

Os animais foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Chapadinha junto com o caminhão e os ocupantes. Os homens devem responder por crime ambiental relacionado a maus-tratos de animais. A polícia agora investiga onde estes jumentos seriam abatidos e quais estabelecimentos receberiam a carne e o couro para serem comercializados.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações de José Carlos, da Rede TV de Caxias