Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí zera fila de espera de implante de marcapasso

Ao todo, foram disponibilizados 200 aparelhos, implantados por meio de parceira do Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS)

20/07/2023 às 09h59

26/09/2023 às 02h14

O estado do Piauí conseguiu zerar a fila de pacientes que aguardavam por um transplante de marcapasso. Ao todo, foram disponibilizados 200 aparelhos, implantados por meio de parceira do Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Leia também: Rateio do Fundef: Professores e profissionais da educação receberão mais de R$ 100 milhões em 2024

A ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para zerar a fila começou em março, quando foi anunciado o I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí. Na ocasião foram realizadas as primeiras 13 cirurgias.

“É um feito histórico zerar essa fila. Lá atrás, alinhamos essa meta e agora conseguimos concretizá-la. Foram 200 pacientes que ganharam uma vida nova com estes marcapassos”, afirma o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Pacientes transplantados com marcapasso - (Divulgação/Sesapi) Divulgação/Sesapi
Pacientes transplantados com marcapasso

A Sesapi adquiriu os equipamentos e o HU participou com toda parte de logística e pessoal especializado para realizar os procedimentos.

“O Programa Saúde em Dia vem dando excelentes resultados e agora conseguimos mais essa conquista, que é zerar a fila por um marcapasso, graças a essa parceria inédita envolvendo três esferas da saúde”, declarou o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo.

As implantações de marcapasso foram realizadas por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU, onde o governador Rafael Fonteles inaugurou 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI), também custeados pelo Governo do Piauí.

“Os últimos dez pacientes internados em hospitais do estado serão transferidos para o HU até domingo para receber o marcapasso”, afirmou o diretor do HU, Paulo Márcio.

Mais sobre: