A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quarta-feira (8) que mais um caso suspeito de intoxicação por metanol está sendo investigado no município de Parnaíba, litoral do Estado. O paciente, que é do sexo masculino, deu entrada na noite da última segunda-feira, 6 de outubro, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O município já soma três casos em investigação.
LEIA TAMBÉM
Dos dois primeiros, ambos deram entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em dias diferentes: o primeiro caso foi registrado na sexta-feira (3) e o segundo, no último sábado (4). Ambos receberam atendimento médico imediato, apresentaram boa evolução clínica e já receberam alta hospitalar.
As circunstâncias destes dois casos e do terceiro paciente suspeito de intoxicação estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas necessárias conforme os protocolos vigentes.
Teresina registrou um caso suspeito
No total, o Piauí possui quatro casos suspeitos em investigação. Isso porque o município de Teresina também investiga um caso suspeito. Nesta última terça-feira (07), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou a notificação de um caso suspeito de intoxicação exógena por metanol.
O paciente, um homem de 51 anos, deu entrada na rede privada de saúde da capital no dia 2 de outubro, após apresentar sintomas compatíveis com o quadro clínico. Atualmente, o caso segue em investigação, aguardando resultado de exames confirmatórios via Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI).
Segundo informações levantadas, o homem teria consumido um destilado recém-adquirido e, no dia seguinte, começou a sentir os primeiros sintomas. Após alguns dias, procurou atendimento médico. A equipe de saúde responsável informou que o paciente passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa resposta ao tratamento.
A população pode colaborar com as investigações denunciando casos suspeitos de comercialização de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON. Já os casos de suspeita ou confirmação de pessoas com intoxicação devem ser imediatamente comunicados ao CIEVS Teresina, pelo e-mail [email protected], e ao Centro de Informações Toxicológicas (CITOX) do Piauí, pelos telefones 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.