Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Público investiga Águas do Piauí por crise no abastecimento em município do interior

Moradores de Guadalupe acionaram o ente ministerial para denunciar interrupções no fornecimento, problemas na qualidade da água e na continuidade da prestação do serviço.

15/01/2026 às 07h36

O Ministério Público do Piauí (MPPI) instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar problemas no fornecimento de água no município de Guadalupe, a 387 Km de Teresina. Os serviços são prestados pela concessionária Águas do Piauí, que é alvo da ação. O procedimento serve para reunir informações iniciais e verificar se há elementos suficientes para a adoção de medidas mais duras.

O ente ministerial investiga relatos de má prestação no fornecimento de água. Segundo o documento, Guadalupe tem passado por interrupções frequentes no abastecimento, baixa pressão na rede, falta de continuidade do serviço, problemas na qualidade da água e falhas no atendimento à população. O procedimento foi formalizado por meio de portaria assinada pelo promotor de Justiça José Mauriene Ferreira de Souza.

Ministério Público investiga Águas do Piauí por crise no abastecimento em município do interior - (Arquivo/ O Dia) Arquivo/ O Dia
Ministério Público investiga Águas do Piauí por crise no abastecimento em município do interior

No documento, o MPPI ressalta que o fornecimento de água é um serviço público essencial e baseia a investigação no Código de Defesa do Consumidor. A denúncia partiu dos próprios moradores de Guadalupe, que foram intimados nominalmente a comparecer para prestarem mais esclarecimentos.

O Ministério Público solicitou ainda informações adicionais à Agrespi (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Piauí), que deverá informar se realizou fiscalizações na Águas do Piauí em 2025, e à Equatorial Piauí, para apresentar o histórico de oscilações ou interrupções de energia que possam ter afetado a estação de tratamento de água e os poços de Guadalupe.

O outro lado

A reportagem do Portalodia.com entrou em contato com a Águas do Piauí por meio de sua assessoria e aguarda um retorno. O espaço continua aberto para esclarecimentos e manifestações futuras por parte da concessionária.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.