A quarta morte por dengue no Sul do Piauí foi confirmada nesta quarta-feira (26), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Desta vez, o óbito ocorreu na cidade de Sebastião Leal. A vítima era uma idosa de 78 anos de idade, que faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.
Com o caso, o número de óbitos por dengue confirmadas no Estado chegam a quatro. Outras três mortes ocorreram no município de Baixa Grande do Ribeiro entre os meses de junho e julho. Até o momento, outros 14 pacientes com graves sintomas da doença estão sendo investigados na cidade. Em todo o Piauí, 45 casos de dengue foram confirmados até julho de 2023.
A quantidade de casos suspeitos no sul do Estado chamou atenção das autoridades sanitárias, tendo em vista que, em 2022, houve redução de 78% do número de notificações de dengue em todo o estado. No ano passado, foram confirmados 15 óbitos pela doença.
De acordo com o técnico de arboviroses da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi, Francisco Moraes, a maioria dos focos de dengue encontram-se no entorno da cidade. “Precisamos de uma integração dos agentes de saúde e dos agentes de endemias para o combate desses focos para que possamos fazer a notificação desses casos no sistema e termos um maior controle", explica o técnico.