Pelo menos 12 cabeças de gado morreram depois que um raio atingiu uma fazenda no povoado Almecegas, zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, distante a 586 KM de Teresina. O fato inusitado aconteceu nessa sexta-feira (17).
LEIA TAMBÉM
Em vídeo registrado após o incidente, é possível ver os animais mortos próximos de árvores, bem como é visto que alguns bois estão com os olhos “estourados”. Veja o vídeo no final da matéria.
Além disso, o morador que narra o fato afirma que alguns bezerros, animais mais jovens, também estão entre os que morreram pelo fenômeno natural. Ainda não se há informações sobre o prejuízo total ao proprietário dos animais após o ocorrido.
Veja o vídeo:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Como evitar morte de gado por raios
A morte de cabeças de gado em decorrência de descargas elétricas provocadas por raios podem ser evitadas caso haja uma correta proteção para o fenômeno natural. A tática, segundo especialistas, não é 100% eficaz, porém reduz drasticamente o risco de que fatalidades como essas ocorram.
O abrigamento de animais debaixo de árvores isoladas durante chuvas e tempestades não são atitudes louváveis caso queira-se preservar a vida dos bichos. Árvores assim, isoladas em pastagens, são um ponto referencial para quedas dos raios. Em razão disso, uma das recomendações é a instalação de para-raios, usados para direcionar as descargas elétricas atmosféricas para o solo.
Outro alarde é para a utilização de fios metálicos em cercas. O uso desse objeto pode favorecer a condução de energia e, assim, afetar quem estiver por perto no momento da queda de um raio, por exemplo.