Atualizada às 10h50
O prefeito de Pavussu, Winincius Valério, pediu ajuda do governo do Estado para intensificar o combate às chamas que ameaçam a população da cidade desde o final de semana. O gestor solicitou ao governador Rafael Fonteles o envio de um helicóptero para ajudar por via aérea a debelar o fogo.
De acordo com Winincius, o fogo já traz prejuízos para os produtores da região. “Os agricultores estão soltando seu gado, as caixas de mel dos apicultores já estão queimando e as abelhas fugindo por conta das chamas. Isso é preocupante, porque a produção de mel é uma das principais fontes de renda e riqueza do nosso município”, relatou o prefeito de Pavussu.
LEIA TAMBÉM
No momento, brigadistas, bombeiros militares, Defesa Civil Estadual e secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente compõem a equipe que tenta conter as chamas. O fogo, que avança rapidamente pela vegetação, coloca em risco comunidades da região. “Nossa vegetação é muito fechada e é de difícil acesso. Disponibilizamos todas as máquinas do município e solicitamos ajuda dos municípios vizinhos”, disse Winincius.
A Prefeitura de Pavussu colocou a postos dois caminhões-pipa para conter chamas, mas pela proporção, o prefeito acredita que, mesmo assim, não será possível controlar as chamas.
Iniciada às 07h31
Um incêndio florestal de grandes proporções está atingindo A Comunidade Santo Antônio, no município de Pavussu, localizado no Sul do Piauí, e mobilizando equipes de emergência e colocando em risco comunidades da região. O fogo, que avança rapidamente pela vegetação seca do sertão piauiense, provocou neste domingo (3) a emissão de um alerta severo da Defesa Civil, com recomendação para evacuação imediata de áreas ameaçadas.
As comunidades de Baixa Escura, Santo Antônio, Caititu e Canaã foram as primeiras a receber a orientação de evacuação, após a ativação do protocolo de emergência pelo Gabinete de Crise e pela Defesa Civil do Estado. É a primeira vez que o sistema de alerta para evacuação em massa é acionado nessas localidades.
“Estamos montando um centro de atendimento. O Corpo de Bombeiros de Floriano já foi acionado para o deslocamento imediato, e duas brigadas de incêndio também estão a caminho para reforçar o combate ao fogo desde cedo”, informou Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil estadual.
O cenário é crítico. As chamas se alastram por áreas de mata nativa e pastagens, impulsionadas pelos ventos e pelo tempo seco, característico desta época do ano. A preocupação das autoridades é evitar que o fogo atinja áreas residenciais e provoque perdas humanas, além dos já esperados impactos ambientais.
Equipes locais de voluntários também têm prestado apoio às ações de contenção, enquanto a Defesa Civil trabalha na logística para abrigar os moradores que precisarem deixar suas casas. As causas do incêndio ainda não foram oficialmente determinadas.
A população está sendo orientada a seguir os canais oficiais de comunicação e manter a calma, mas agir rapidamente diante de qualquer risco iminente. A orientação é em casos de emergência a população ligue para o número do Corpo de Bombeiros, o 193, ou para o 190.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.