Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio atinge área de floresta entre Bom Jesus e Currais, no Sul do Piauí

Equipes do Corpo de Bombeiros, Semarh e Sedec estão no local para controlar as chamas; causas do fogo ainda são desconhecidas.

23/07/2025 às 08h44

23/07/2025 às 08h44

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) está mobilizando equipes para atuar nos incêndios florestais registrados na região que compreende os municípios de Bom Jesus e Currais, no sul do Piauí, desde esta terça-feira (22). A corporação atua em parceria com outros órgãos, para potencializar a efetividade do combate ao fogo em áreas consideradas mais sensíveis.

Corpo de Bombeiros do Piauí - (Divulgação) Divulgação
Corpo de Bombeiros do Piauí

Ainda não se sabe as causas do incêndio. O Comando Operacional de Bombeiros do CBMEPI está atuando integrado a órgãos como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil do Piauí (Sedec) e prefeituras, por meio da implantação de brigadas de incêndio e do mapeamento de áreas com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar.

As brigadas têm como objetivo principal prevenir e combater incêndios de forma eficiente, garantindo a segurança da população e minimizando os danos causados por esses incidentes. “Com a ajuda da população, podemos reduzir os riscos e manter o estado seguro. A prevenção é um esforço conjunto, e cada ação individual faz diferença”, destaca o comandante-geral do CBMEPI, Cel. Arimateia Rêgo.

Orientações para evitar novos incêndios:

O comando do Corpo de Bombeiros ressalta que o apoio da população é fundamental para prevenir incêndios e destaca algumas orientações:

– Não fazer queimadas;

– Não atear fogo em lixões;

– Não atear fogo em terrenos baldios.

Piauí tem 62 focos de incêndio ameaçando áreas urbanas

Boa parte do território piauiense já está sofrendo as consequências da combinação de altas temperaturas, baixa umidade e alta incidência solar. No momento, o Estado tem 62 focos de incêndio ativos sendo monitorados pela Defesa Civil e ameaçando chegar a áreas urbanas de municípios populosos. A informação foi compartilhada ao Portalodia.com pelo Centro de Monitoramento e de Riscos e Desastres.

Piauí tem 62 focos de incêndio ameaçando áreas urbanas - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Piauí tem 62 focos de incêndio ameaçando áreas urbanas

Estes 62 focos estão demandando um pouco mais de esforço das forças de combate (Corpo de Bombeiros e brigadas) para controlarem as chamas. De acordo com o coordenador do Centro de Monitoramento, Michel Francisco, em pelo menos cinco municípios a situação é mais crítica.

Do início de junho até o dia 15 de julho, em um mês e meio, o Piauí já registrou 690 focos de incêndio em região de vegetação. A média é de pelo menos 15 focos por dia. Estes focos estão concentrados principalmente na região Sul do Estado, justamente nas regiões consideradas grandes fronteiras agrícolas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.