O município de Nazaré do Piauí, localizado no Sul do estado, está entre as 22 cidades brasileiras bloqueadas a receber recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste segundo decêndio de outubro. O repasse, previsto para esta segunda-feira (20), foi suspenso devido a irregularidades identificadas pelo Tesouro Nacional.
De acordo com o órgão, os bloqueios acontecem quando as prefeituras apresentam pendências legais, fiscais ou previdenciárias, que impedem o envio de recursos federais. Entre os principais motivos estão débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não pagamento da contribuição ao Pasep, dívidas inscritas na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS).
LEIA TAMBÉM
- Municípios do Piauí recebem R$ 207 milhões em repasse extra do FPM; veja valores por cidade
- Fundeb garante mais de R$ 31 milhões para a educação básica no Piauí com repasses do FPM
- Apenas dois municípios piauienses terão aumento no FPM a partir de 2026, aponta levantamento
- Piso salarial para técnicos da educação é aprovado e deverá ser custeado pelo Fundeb
- Fundeb: Ministério Público faz recomendações para aplicação do fundo no Piauí
Essas informações são registradas no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que bloqueia automaticamente o recebimento de qualquer tipo de ajuda financeira da União até que as pendências sejam sanadas.
A situação de Nazaré do Piauí reflete um problema que afeta majoritariamente municípios da Região Nordeste, segundo o levantamento do Tesouro Nacional. O estado da Paraíba, por exemplo, lidera a lista com cinco cidades impedidas de receber o repasse. Também há municípios bloqueados em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e Pará.
O bloqueio do FPM é considerado temporário. Assim que as prefeituras regularizam as inconsistências apontadas pelos órgãos de controle, os repasses são retomados normalmente, garantindo o envio dos valores que compõem parte significativa da receita municipal.
Os recursos do Fundo de Participação dos Municípios são essenciais para a manutenção de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e pagamento de servidores. Em cidades de pequeno porte a verba do FPM representa uma das principais fontes de arrecadação.
Outro lado
A reportagem do PortalODia.com entrou em contato com a gestão pública da cidade de Nazaré do Piauí para maiores informações. Contudo, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.