Um grave acidente ocorrido na madrugada desta segunda-feira (07) causou susto nos moradores da cidade de Oeiras, onde uma carreta tombou na BR-230 e acabou sendo consumida pelo fogo. O veículo transportava uma carga de algodão e por se tratar de um produto altamente inflamável, as chamas se espalharam mais rapidamente.
Segundo relatou o tenente Marcone, do 7º Grupamento de Bombeiros Militares, o acidente ocorreu próximo ao quilômetro 175 da rodovia BR-230. Por conta da altura do fogo foram necessários cerca de 35 mil litros de água para combater as chamas. A brigada de incêndio de Oeiras também precisou ser acionada.
O tenente deu detalhes do ocorrido: “O veículo tombou e rapidamente foi tomado pelo fogo. Devido à natureza altamente inflamável da carga, havia risco iminente de explosões que poderiam comprometer a segurança de motoristas e moradores da região. Agimos com o auxílio do caminhão pipa da brigada de incêndio municipal, o que nos deu mais agilidade para conter as chamas”, disse.
O incêndio foi controlado antes que se alastrasse para outros pontos da rodovia. O trânsito na BR-230 precisou ser interrompido temporariamente nos dois sentidos, mas não houve registros de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. As causas do tombamento ainda estão sendo apuradas.
Algodão é inflamável?
O algodão, carga transportada na carreta que tombou e pegou fogo na BR-230, é altamente inflamável, especialmente se estiver solto ou em grandes quantidades. O material pode se tornar um risco em certas situações como em incêndio industriais ou durante o transporte. Trata-se de um material que queima facilmente, principalmente se estiver na forma de fardos. Por isso algodoeiras, indústrias têxteis e armazéns que guardam este tipo de material são periodicamente vistoriados pelos Bombeiros para evitar incêndios, que podem ser causados por faíscas ou calor.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.