O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), convocou uma reunião conjunta com os líderes dos blocos partidários nesta terça-feira (3) para tratar da organização das comissões técnicas da Casa. Diferentemente do que ocorre em outras legislaturas, a composição das comissões neste ano de 2026 deve permanecer a mesma, e o debate se concentra na definição das presidências e vice-presidências.
Atualmente em análise pelos líderes partidários, a discussão envolve a escolha de quem irá comandar as comissões, responsáveis pela condução dos trabalhos, definição de pautas e relatoria das matérias. Entre elas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) segue como o principal foco de atenção, por ser a porta de entrada obrigatória de todos os projetos que tramitam no Legislativo estadual.
LEIA TAMBÉM
- Sessões híbridas devem ser realizadas na Alepi durante o ano eleitoral
- Em mensagem na Alepi, governador destaca união política e avanços em áreas estratégicas no Piauí
- Líder do governo na Alepi diz não ver conflito na escolha do vice de Rafael Fonteles
- Jornal O Dia completa 75 anos e será homenageado em sessão solene na Alepi
É na CCJ que são analisadas a constitucionalidade e a legalidade das propostas, o que confere ao presidente e aos membros da comissão grande poder de influência sobre o avanço ou não das matérias no plenário. Por isso, a definição da sua gestão é considerada estratégica no xadrez político da Alepi.
Segundo Severo Eulálio, os líderes partidários já estão cientes do quantitativo de vagas e têm a prerrogativa de indicar os próximos gestores das comissões.
“Foi tratado das comissões, os líderes já estão de posse do quantitativo de indicados a serem definidos para compor as comissões técnicas da Casa, para que nós possamos já, depois de todas elas indicadas, cada comissão se reunir para elegerem seus presidentes e vice-presidentes”, disse.
Ano eleitoral
Na mesma ocasião, o presidente da Alepi também comentou sobre o andamento dos trabalhos legislativos em ano eleitoral. De acordo com ele, apesar da intensificação das agendas políticas dos parlamentares no interior do estado, o funcionamento da Casa seguirá normalmente.
“O trabalho da Casa vai continuar dos mesmos moldes que esta trabalhando no ano passado. Então nós teremos quatro sessões como determina o nosso regimento, as terças e quartas-feiras sessões deliberativas presenciais, segunda e quinta-feira nós teremos as sessões híbridas. O parlamentar pode participar de forma online”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.