Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Quem está preso não pode fazer parte do quadro”; veja o que diz o Estatuto do Bonde dos 40 no Piauí

O material foi apreendido em operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (06)

09/01/2026 às 09h41

Uma operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (09) resultou na apreensão de um documento conhecido como Estatuto do Bonde dos 40, facção criminosa com atuação em Teresina. O material detalha a estrutura organizacional do grupo, os códigos de conduta que os membros devem seguir e estratégias para manter e ampliar o poder da facção. O Portal O Dia obteve o documento na íntegra com exclusividade

“Quem está preso não pode fazer parte do quadro”; veja o que diz o Estatuto do Bonde dos 40 no Piauí - (Reprodução) Reprodução
“Quem está preso não pode fazer parte do quadro”; veja o que diz o Estatuto do Bonde dos 40 no Piauí

De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, documentos desse tipo circulam entre os integrantes da facção, independentemente do nível hierárquico.“Quando um indivíduo passa a integrar uma facção criminosa, obrigatoriamente eles têm que ter conhecimento do estatuto; alguns guardam nesse formato físico, outros no formato digital”, explica.

O estatuto, que tem última atualização registrada em 2 de abril de 2020, agora está em poder da Polícia Civil e será analisado para subsidiar futuras investigações. O delegado explica a resistência à colaboração decorre do sentimento de pertencimento e da estrutura de “família” dentro do grupo, que mantém os membros unidos e leais.

“O que move, por exemplo, um indivíduo a ingressar numa facção é um sentimento de pertencimento. Então quando eles como eles passam a sentir pertencente ao grupo e se tratarem como exemplo como espécie de ‘família’ eles têm uma resistência muito grande de colaborar”, afirma o delegado

Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco

Estatuto prevê disciplina e hierarquia rígida

O documento detalha regras de conduta e punições para membros que desrespeitam a disciplina interna. Intitulado como: Manual Exemplar do Quadro Disciplinar da Organização B.40, em um dos trechos o indica que os membros devem servir como referência para os colegas, respeitando os padrões da organização.

“Pois é de suma importância sua postura, ética e disciplina, que o mesmo sempre possa manter-se aos bons costumes e à disciplina, da visão de qualquer caminhada, pois o mesmo é tido como exemplo e espelho dos irmãos e companheiros”, orienta.

Manual Exemplar do Quadro Disciplinar da Organização B.40 - ( O DIA) O DIA
Manual Exemplar do Quadro Disciplinar da Organização B.40

Outro ponto abordado pelo documento é a gestão financeira da facção. Ele descreve a função de um responsável pelo controle da chamada “caixinha”, detalhando arrecadação, transparência e providências em casos de inadimplência.

“Após toda a análise e desfecho do quadro local é lançado um resumo completo com o dinheiro e a listagem de nomes/apelidos de quem pagou ou não, e qual foi a providência tomada pelo quadro local” cita.

O estatuto apreendido também descreve como decisões internas podem ser revistas ou interrompidas caso não estejam alinhadas às regras da facção. O documento estabelece que autorizações concedidas inicialmente não são definitivas e podem ser suspensas de forma imediata, caso sejam identificadas irregularidades. “Ok será dado, mas se for visionado que não está dentro dos parâmetros legais, poderá ser brecado de bate pronto para ser apurado todo o caso apresentado e será dada uma nova direção”, indicou o documento.

“Quem está preso não pode fazer parte do quadro”; veja o que diz o Estatuto do Bonde dos 40 no Piauí - (O DIA) O DIA
“Quem está preso não pode fazer parte do quadro”; veja o que diz o Estatuto do Bonde dos 40 no Piauí

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.