A Polícia Civil retirou o corpo de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, da Praça dos Três Poderes, em Brasília, às 9h desta quinta-feira (14). O homem, de 59 anos, morreu na noite de quarta-feira (13) após detonar explosivos em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). O corpo ficou por cerca de 13 horas no local, enquanto a perícia realizava os procedimentos necessários.
LEIA TAMBÉM
Na madrugada, o esquadrão antibombas da Polícia Militar (PM) fez uma varredura na área e localizou três dispositivos explosivos adicionais. Estes foram desativados para garantir a segurança dos agentes e permitir o andamento da investigação, conduzida pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O local foi liberado por volta das 7h para a continuidade dos trabalhos periciais.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Francisco Wanderley Luiz, natural de Rio do Sul (SC), já foi candidato a vereador pelo PL em 2020. Imagens das câmeras de segurança do STF mostram o momento em que ele atirou artefatos explosivos em direção à escultura "A Justiça", em frente ao prédio da Corte, antes de acender outro dispositivo no próprio corpo. Além disso, um carro de sua posse explodiu no estacionamento próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados.
A PM também encontrou artefatos explosivos em um imóvel onde Francisco estava hospedado, em Ceilândia, cidade a cerca de 30 quilômetros de Brasília. O local e o estacionamento continuam sendo investigados. A PF abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do atentado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.