O Piauí poderá contar com até 578 novas unidades habitacionais por meio do Minha Casa, Minha Vida – Entidades, modalidade voltada a projetos apresentados por associações e organizações sem fins lucrativos. O número faz parte da meta nacional anunciada pelo governo federal para 2025.
As propostas já podem ser enviadas para a Caixa Econômica Federal, conforme regulamentação publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O processo de seleção estabelece critérios sociais, territoriais e de projeto, além de priorizar imóveis disponibilizados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). As moradias serão construídas em áreas urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
Entre as modalidades previstas estão desde a aquisição de terrenos e elaboração de projetos até a produção de unidades novas ou requalificadas. O objetivo é contemplar diferentes realidades locais, permitindo que associações possam participar de todas as etapas da construção do zero à adaptação de imóveis já existentes.
LEIA TAMBÉM
A seleção das propostas ficará a cargo do Ministério das Cidades, que seguirá a ordem de hierarquização até atingir a meta estipulada. Caso sobrem recursos por falta de projetos adequados, haverá remanejamento para contemplar entidades que atendam às exigências, mas que inicialmente não foram selecionadas.
Em Teresina, pelo programa foram entregues 132 moradias no Residencial Diuza Gonçalves, localizado no bairro Chapadinha, zona Norte da capital. Os imóveis fazem parte justamente da modalidade Minha Casa, Minha Vida – Entidades.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.