"Pet sitter" é um termo que significa"Babá de pet". É um profissional que cuida do seu animal de estimação na casa dele, enquanto você estiver ausente. É uma ótima opção para quem precisa viajar, trabalhar ou tem compromissos que não permitem levar o animal.
A adestradora e pet sitter, Virgínia Leal, trabalha com cuidado de animais desde 2018 e conta como funciona o serviço.
"Esse trabalho consiste na necessidade do tutor de ter alguém para ficar com o seu pet. É um trabalho que é cobrado por visita", explica a profissional.
Diferente do hotel para pets, o serviço de pet sitter permite que o bicho fique no ambiente familiar, onde se sente mais confortável e seguro, recebendo todos os cuidados. A profissional comenta que o serviço vai além da necessidade básica do animal.
LEIA TAMBÉM
"Eu cobro devido aos estudos que eu trabalho na área, inclusive de comportamento, porque quando eu vou estar com um pet desses, eu não faço só a questão de abastecimento de água e de comida. Eu vejo como é que ele está emocionalmente, porque eu já sou uma profissional que trabalha na área de adestramento e comportamento.", fala Virgínia.
Para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal, é fundamental escolher um pet sitter experiente e qualificado.
"Tá tendo muita gente em Teresina se dizendo pet Sitter e sequer fez um curso pra isso. Só acha que é só gostar do animal. Sou contra. Têm que se aperfeiçoar. Profissional diferenciado, faz isso. Vai além de gostar de pet", diz Virgínia Leal.
Saiba as cinco liberdade de bem-estar animal
Estar livre de fome e sede: os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para seu bem-estar.
Estar livre de desconforto: o ambiente em que os animais vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados.
Estar livre de dor, doença e injúria: os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.
Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie: os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.
Estar livre de medo e de estresse: os animais não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.
________________________________________________________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.