Parte da zona Leste de Teresina ficará sem transporte público coletivo neste final de semana. Isso porque motoristas e cobradores da empresa Viação Santana, do Consórcio Urbanus, paralisaram suas atividades, desde às 6h da manhã deste sábado (05), em protesto ao atraso no pagamento do ticket alimentação.

A empresa conta com 11 veículos na região, que atende bairros como Vale do Gavião, Socopo e Cidade Leste - os mais prejudicados com a paralisação. Aproximadamente 100 trabalhadores, entre motoristas, cobradores, mecânicos e outros funcionários, não receberam o benefício, no valor de R$ 650.
Segundo Cláudio Gomes, secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), conforme convenção coletiva, o quinto dia útil cai em um sábado, o pagamento deve ser feito na sexta; se cai no domingo, deve ser feito na segunda.
Recebemos o pagamento do salário normal, mas os tickets não foram pagos. Essa é a quinta vez que isso acontece, por isso precisamos fazer essa pequena paralisação, para reivindicar nossos direitos
O secretário de comunicação do Sintetro relatou ter entrado em contato com a Prefeitura de Teresina, sendo informado de que os repasses já teriam sido feitos às empresas. “A Prefeitura se manifestou dizendo que está com o pagamento em dia, e ligou para a empresa perguntando se teria como fazer o pagamento em pix. Estamos aguardando um retorno. Se vier uma resposta, voltamos à normalidade; se não, os ônibus seguirão recolhidos”, reitera Cláudio Gomes.
As empresas São Cristóvão e Cidade Verde, que também atendem à região, seguem operando normalmente.

Contraponto
Nayro França, gerente da Viação Santana, relatou que a empresa fez o pagamento do boleto, referente ao ticket alimentação, ainda na tarde de ontem (14). "O pagamento foi feito por volta das 14h, junto à Caixa Econômica, por meio de pix, ou seja, foi em tempo hábil. Não sabemos informar porque o repasse não foi creditado aos trabalhadores", informou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.