A rede municipal de saúde de Teresina passa a contar, a partir deste mês, ao Programa Piauí Saúde Digital, que vai permitir que pacientes tenham exames funcionais e de imagem enviados digitalmente para análise da equipe de telessaúde. A medida visa agilizar diagnósticos e reduzir o tempo de espera por resultados, com laudos disponibilizados em até cinco dias úteis.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) oficializou nesta sexta-feira (05) a adesão ao Piauí Saúde Digital, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). No primeiro momento, a integração ocorrerá exclusivamente na modalidade de telelaudos.
Com o programa, hospitais, UPAs e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina passarão a realizar exames que serão enviados digitalmente à equipe de telessaúde. Após a análise, os laudos retornam à unidade solicitante em até cinco dias úteis, aumentando a rapidez nos diagnósticos e permitindo que os tratamentos sejam iniciados mais rapidamente.
O processo de integração dos equipamentos ao sistema do Piauí Saúde Digital será iniciado na próxima segunda-feira (08).
Além disso, os profissionais passarão por capacitação técnica para garantir a operação correta da plataforma. Segundo a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, a decisão foi tomada após um diagnóstico realizado nos primeiros 50 dias de gestão, com escuta ativa da equipe técnica. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade do serviço, utilizando a tecnologia para acelerar o diagnóstico e garantir que o tratamento seja iniciado o quanto antes. A adesão ao telelaudo é uma estratégia que contribui diretamente para isso”, explicou.
A presidente também esclareceu que Teresina optou por não aderir, neste momento, à modalidade de teleconsultas especializadas oferecida pelo programa estadual. A decisão está fundamentada em aspectos estruturais e estratégicos do modelo de atenção à saúde adotado na capital.
“A metodologia das teleconsultas proposta pelo programa difere do modelo consolidado em Teresina. Contamos com 264 equipes de Estratégia de Saúde da Família e 91 UBSs distribuídas por toda a cidade. Nosso foco é fortalecer cada vez mais a Atenção Básica, fortalecendo o vínculo direto entre o usuário e os profissionais da rede municipal”, finaliza Leopoldina.
Como acessar o Piauí Saúde Digital:
1. Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Android ou Apple, ou acesse o site: app.piauisaudedigital.com.br.
2. Faça seu cadastro no aplicativo.
3. Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
4. Insira os dados recebidos e crie uma senha pessoal.
5.Preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em poucos minutos, um médico estará à sua disposição.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.