Existem muitos jogos online disponíveis para se divertir, como os jogos de roleta, de cartas, de slots, e os amados jogos de RPG online. Entre esses, os chamados jogos roguelike vêm ganhando popularidade. Mas será que você sabe o que é roguelike?
Neste artigo, vamos explicar o que é essa categoria, quais são as suas principais características e por que ela vem angariando tantos fãs. Também vamos apresentar 12 jogos roguelike para quem quer conhecer o gênero. Acompanhe!
O que é roguelike?
A primeira dúvida que temos que tirar é: afinal, o que é roguelike? Trata-se de um tipo de jogo de RPG. Entre suas principais características estão os níveis gerados aleatoriamente, de forma procedural, a morte permanente e o cenário baseado normalmente em alta fantasia.
Em geral, são jogos muito diversos e plurais. Devido ao caráter aleatório de suas mecânicas, as masmorras, corredores e outros cenários nunca são iguais. Por isso, a mesmice e o tédio nunca serão um problema.
Cada nova partida é uma descoberta diferente, o que torna a experiência incrivelmente empolgante. É como um jogo de cassino na Betfair, em que as possibilidades são inúmeras, e a diversão não tem limites!
O desafio em um jogo roguelike é crescente, com um alto nível de complexidade e profundidade. Normalmente, é preciso combater um chefe de fase bastante forte, que exige muitas habilidades dos jogadores.
O termo “roguelike” vem de “Rogue”, um jogo de computador datado de 1980 e que foi o primeiro a combinar os elementos de RPG com a exploração de masmorras geradas aleatoriamente.
Em Rogue, o jogador devia controlar um personagem que explorava a masmorra, combatia adversários e coletava tesouros. O jogo se destacava pelo alto nível de dificuldade e pelas mecânicas e cenários randômicos. E os atuais jogos roguelike trazem muito dessa aleatoriedade e da dificuldade elevada.
Características dos jogos roguelike
Entre as características que definem um jogo roguelike, podemos citar:
Geração procedural de níveis
Um dos principais elementos que caracterizam um jogo roguelike é a geração procedural de níveis. Isso quer dizer que, a cada vez que o usuário joga, o layout das masmorras, os itens a serem coletado e a localização dos adversários mudam, de tal modo que cada partida é única. Por isso, é muito comum que os jogadores passem pela experiência de jogar diversas vezes para aproveitar ao máximo.
Morte Permanente
A morte permanente (permadeath) é outro elemento típico de um jogo roguelike. Isso significa que, quando o personagem morre, o jogo todo se reinicia. O jogador perde o seu progresso, suas habilidades e os itens colecionados, e é obrigado a recomeçar do zero. Isso torna a experiência de jogo mais difícil, tensa e desafiadora, e a experiência muito mais memorável.
Alto nível de complexidade
Os jogos roguelike são normalmente muito complexos e aprofundados. Há várias habilidades a serem adquiridas, muitos itens a serem encontrados e muitos inimigos a serem enfrentados. Assim, o jogador precisa conhecer profundamente as mecânicas do jogo para ganhar.
Exploração das masmorras
A exploração faz parte do DNA de um jogo roguelike. Os jogadores devem explorar todos os cantos de masmorras geladas e temíveis para procurar tesouros, equipamentos novos e outros itens escondidos.
Jogos roguelike para experimentar
Depois de descobrir o que é roguelike, talvez você esteja morrendo de vontade de experimentar um jogo desses! Conheça alguns para ficar de olho:
● Dandy Ace
● The Binding of Isaac
● Dead Cells
● Vampire Survivors
● Deathloop
● Returnal
● Hades
● Pixel Dungeon
● Crypt of the Necrodancer
● Darkest Dungeon
● Risk of Rain 2
● Streets of Rogue
Agora que você sabe o que é roguelike, qual desses você vai querer jogar primeiro?