A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, na tarde desta terça-feira (16), pré-listas que citam as obras e profissionais cotados para serem indicados em 12 categorias da edição de 2026 do Oscar, maior premiação do cinema mundial. O filme brasileiro “O Agente Secreto”, do diretor Kléber Mendonça Filho, apareceu como possível participante em duas categorias.
A obra, estrelada por Wagner Moura, é sucesso de críticas e bilheteria e segue na corrida pela premiação, estando entre os 15 pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional. Além disso, o longa também foi citado entre os possíveis premiados por Melhor Escalação de Elenco (Casting).
Além do filme de Kléber Mendonça, outros três brasileiros também foram citados nas pré-listas. “Apocalipse nos Trópicos”, da diretora Petra Costa, entra nos possíveis ganhadores por Melhor Documentário Longa-Metragem. Já o curta-metragem “Amarela”, de André Hayato Saito, concorre a Melhor Curta-Metragem. O diretor de fotografia Adolpho Veloso, brasileiro, é cotado para ganhar o prêmio de Melhor Cinematografia pelo filme estadunidense “Sonhos de Trem”.
A votação para a escolha definitiva dos nomeados para a 98ª Edição do Oscar começa no próximo dia 12 de janeiro e se encerra em 16 de janeiro de 2026. A Academia de Artes deve anunciar oficialmente os concorrentes no dia 22 de janeiro.
A premiação conta com 24 categorias, cada uma com 5 nomeados, com exceção do prêmio de Melhor Filme, que conta com 10 concorrentes. A cerimônia acontece no domingo do dia 15 de março de 2026, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia (EUA).
O filme “O Agente Secreto” segue sendo destaque entre a crítica mundial e o público brasileiro e estrangeiro. Lançado nos cinemas em 6 de novembro de 2025, o longa já conquistou diversos prêmios, como o de Melhor Filme Internacional no Festival de Cinema de Jerusalém, Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival Internacional de Cinema de Chicago, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional no New York Film Critics Circle Awards, entre vários outros.
Confira as obras que aparecem nas pré-listas do Oscar 2026 junto aos brasileiros:
Melhor Escalação de Elenco
“Frankenstein”
“Hamnet”
“Uma Batalha Após a Outra”
“O Agente Secreto”
“Valor Sentimental”
“Pecadores”
“Sirât”
“A Hora do Mal”
“Wicked: Parte II”
Melhor Cinematografia
“Balada de um Jogador”
“Bugonia”
“Morra, Amor”
“F1”
“Frankenstein”
“Hamnet”
“Marty Supreme”
“Nouvelle Vague”
“Uma Batalha Após a Outra”
“Valor Sentimental”
“Pecadores”
“Sirât”
“Song Sung Blue: Um Sonho a Dois”
“O Som da Queda”
“Sonhos de Trem”
“Wicked: Parte II”
Melhor Documentário
“The Alabama Solution”
“Apocalipse nos Trópicos”
“Coexistence, My Ass!”
“Come See Me in the Good Light”
“Cover-Up”
“Cutting through Rocks”
“Folktales”
“Holding Liat”
“Mr. Nobody against Putin”
“Mistress Dispeller”
“My Undesirable Friends: Part 1 – Last Air in Moscow”
“The Perfect Neighbor”
“Seeds”
“2000 Meters to Andriivka”
“Yanuni”
Melhor Filme Internacional
Argentina, “Belén”
Brasil, “O Agente Secreto”
França, “It Was Just an Accident”
Alemanha, “Sound of Falling”
Índia, “Homebound”
Iraque, “The President’s Cake”
Japão, “Kokuho”
Jordânia, “All That’s Left of You”
Noruega, “Sentimental Value”
Palestina, “Palestine 36”
Coreia do Sul, “No Other Choice”
Espanha, “Sirât”
Suíça, “Late Shift”
Taiwan, “Left-Handed Girl”
Tunísia, “The Voice of Hind Rajab”
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.