Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo Mundial de Clubes terá jogadores de 80 nacionalidades

América do Sul será o continente com o maior número de atletas na competição

20/06/2025 às 16h06

A FIFA inovou com a Copa do Mundo de Clubes, o novo Mundial para as equipes. São 32 times na disputa, em um formato igual ao das últimas Copas do Mundo de seleções.

Com times de todos os cantos do mundo, o torneio global promete fortes emoções em plataformas como a KTO, que fará a cobertura completa da competição. Saiba quando apostar e quando parar.

Com jogadores de 80 nacionalidades, novo Mundial de Clubes supera Copa do Mundo em diversidade - ( Foto de Fauzan Saari na Unsplash) Foto de Fauzan Saari na Unsplash
Com jogadores de 80 nacionalidades, novo Mundial de Clubes supera Copa do Mundo em diversidade

Uma das curiosidades da competição, que vai de 14 de junho até 13 de julho, é o número de países que contarão com jogadores na disputa: um total de 80 nações, o que reforça a globalização da Copa do Mundo de Clubes.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, destacou a força da América do Sul, continente que terá o maior número de atletas na competição. Serão nove nações da região representadas, já que apenas a Bolívia não conta com nenhum atleta até o momento.

“Nenhuma outra confederação coloca tantos jogadores no Mundial de Clubes quanto a América do Sul. Serão 312 atletas, de nove países diferentes, em equipes de cinco continentes”, destacou Gianni Infantino.

Vale destacar que cada equipe enviou uma pré-lista com 50 nomes; porém, ainda existe a possibilidade de troca com reforços. A lista final será divulgada no dia 10 de junho, com 35 jogadores, mas somente 26 atletas serão relacionados por confronto.

Brasil será o país com mais representantes entre os atletas

Serão 24 equipes contando com, no mínimo, um atleta brasileiro, ou seja, apenas oito equipes não têm jogadores do Brasil. A expectativa é que, dos 1.120 atletas inscritos, o Brasil conte com um número entre 135 e 160 jogadores.

Yan Sasse, brasileiro do Espérance, que encara o Flamengo na estreia, falou sobre a oportunidade de jogar uma competição deste nível e enfrentar clubes do país natal.

“É um sentimento muito especial poder jogar contra uma equipe do Brasil no Mundial de Clubes, onde o povo brasileiro vai estar assistindo. É muito gratificante para mim poder representar a Tunísia”, comentou.

O Brasil contará com quatro equipes na competição: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Além dos atletas que jogam nos times brasileiros, haverá mais 37 jogadores do país espalhados por outros clubes, com destaque para Vinícius Júnior, Éder Militão, Endrick e Rodrygo, no Real Madrid.

Grupos com times brasileiros

No Grupo A, o Palmeiras entra em campo pela primeira vez no dia 15 de junho, às 19h (Brasília), diante do Porto. Os comandados de Abel Ferreira também enfrentarão o Al-Ahly, do Egito, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, clube de Lionel Messi.

No Grupo B, o Botafogo também entra em campo pela primeira vez no dia 15 de junho, às 23h, diante do Seattle Sounders, um dos clubes que jogará em casa. Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid completam a chave.

O Flamengo está no Grupo D e fará sua estreia no dia 16 de junho, diante do Espérance, da Tunísia, às 22h (de Brasília). O Chelsea também está no grupo e o quarto integrante ainda será decidido, pois o León, do México, foi excluído. Los Angeles FC e América do México disputam a última vaga.

Por fim, no Grupo F, o Fluminense estreia no dia 17 de junho, contra o Borussia Dortmund, às 13h. Mamelodi Sundowns, da África do Sul, e Ulsan HD, da Coreia do Sul, completam a chave.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.