O programa Nota Piauiense, da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz), já pode ser acessado também pela plataforma Gov.pi Cidadão. A integração reúne em um só ambiente digital as principais funcionalidades do programa, que devolve parte do ICMS pago nas compras para os consumidores que informam o CPF na nota fiscal, através do site pidigital.pi.gov.br ou pelo aplicativo Gov.pi Cidadão.
LEIA TAMBÉM
No Gov.pi Cidadão, já é possível cadastrar CPF, consultar saldo e extrato da Nota Piauiense, além de recuperar senha de acesso. A novidade centraliza os serviços e permite ao usuário acompanhar as informações relacionadas ao programa sem precisar recorrer a sistemas distintos.
Segundo Nayara Duarte, product owner da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a novidade representa um avanço importante na digitalização dos serviços públicos. “Com a chegada do Nota Piauiense ao Gov.pi Cidadão, conseguimos ampliar a disponibilidade dos dados e oferecer ao usuário uma experiência mais ágil e segura, centralizando os serviços em um só lugar”, destacou.
Para acessar a Nota Piauiense no Gov.pi Cidadão, o usuário deve entrar no site pidigital.pi.gov.br ou baixar o aplicativo Gov.pi Cidadão. O login é feito com os dados da conta Gov.br. Após entrar, basta digitar “Nota Piauiense” na barra de pesquisa para visualizar os serviços disponíveis.
LEIA TAMBÉM
Nota Piauiense
O programa do Governo do Estado do Piauí tem como objetivo estimular a cidadania fiscal e combater a sonegação, incentivando os consumidores a exigirem a emissão da nota fiscal. Em contrapartida, parte do ICMS pago retorna como créditos para os participantes cadastrados.
A Sefaz orienta que os consumidores consultem regularmente o sistema para verificar a existência de débitos vinculados ao CPF, já que pendências precisam ser resolvidas para que os créditos sejam liberados. Os valores acumulados têm validade de dois anos a partir da data de disponibilização e, após esse prazo, expiram.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], informando nome completo, CPF e detalhando o assunto da solicitação.
Com informações Ascom Etipi
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.