Uma forte ventania registrada no município de Pedro Laurentino (distante cerca de 440 km ao sul de Teresina) provocou estragos e prejuízos no último domingo (11). Dezenas de residências e propriedades particulares sofreram danos significativos. Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que um portão chegou a ser arrancado e levado pelo vento.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Prefeitura de Pedro Laurentino, a intensidade dos ventos resultou na derrubada de muros, além de danos em portões, telhados e outras estruturas, causando prejuízos materiais à população. Entre os locais atingidos, destaca-se a residência do prefeito, que teve parte do telhado danificada pela força do vento. Também foi registrada a ocorrência de danos na residência do presidente da Câmara Municipal, cuja propriedade foi igualmente afetada.
Ainda conforme a prefeitura, diversas estruturas da cidade não resistiram à intensidade da ventania, gerando preocupação entre os moradores. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido.
Diante da situação, a Prefeitura Municipal de Pedro Laurentino informou que está acompanhando os impactos causados, manifestou solidariedade às famílias atingidas e reafirmou seu compromisso em prestar apoio e assistência, dentro das possibilidades do município.
Microexplosão causou ventania em Pedro Laurentino
Segundo o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, a forte ventania registrada no município de Pedro Laurentino foi resultado de um possível microburst ou microexplosão, provocando rajadas de ventos entre 80 a 100km/h
“Um microburst (ou microexplosão) é uma forte e localizada coluna de ar descendente de uma tempestade (cumulonimbus) que atinge o solo e se espalha horizontalmente, causando ventos destrutivos que podem superar 200 km/h, sendo um perigo grave para a aviação e causando danos semelhantes a tornados, embora com ventos retos e não rotacionais”, explica Werton Costa.
A forte corrente descendente (downburst) de ar frio e denso fica dentro de uma nuvem de tempestade. Durante a descida, essa corrente cai rapidamente em direção ao solo, acelerando. Ao atingir o solo, o ar se espalha violentamente em todas as direções, formando ventos fortes e retos.
Werton Costa destacou que a Defesa Civil do Piauí está acompanhando os estragos causados em Pedro Laurentino e tem dado apoio ao município. O órgão colocou-se à disposição para avaliação de danos e registro do sinistro na plataforma S2id do governo federal
Para a aviação, esse evento é extremamente perigoso durante pousos e decolagens, pois os pilotos podem perder sustentação devido à mudança brusca de vento (de contra-vento para cauda-vento). Os ventos podem derrubar árvores, danificar casas e estruturas, sendo associado ao aumento de eventos de destruição em florestas como a Amazônia.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.