Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Manifestação no Roblox: jogadores protestam após restrição do chat; entenda

Imagens do protesto no Roblox começaram a circular nas redes sociais, com frases como “Quero injustiça”, a representação de uma Maria Antonieta e até referências à música “Cálice”, de Chico Buarque

15/01/2026 às 11h54

Jogadores da plataforma Roblox organizaram um protesto virtual dentro do próprio do jogo para contestar a retirada do chat por voz para usuários menores de 9 anos. A mobilização ocorreu por meio de “cartazes” e objetos gráficos criados no universo virtual, usados para manifestar insatisfação com as novas diretrizes de segurança da empresa, que têm como objetivo proteger crianças e adolescentes.

Manifestação no Roblox: jogadores protestam após restrição do chat; entenda - (Reprodução) Reprodução
Manifestação no Roblox: jogadores protestam após restrição do chat; entenda

Os usuários passaram a utilizar placas, faixas e elementos visuais para simular manifestações semelhantes às realizadas no mundo real. As mensagens criticam principalmente a limitação das interações e a retirada do chat livre, apontada como um prejuízo à experiência de jogo.

Imagens das manifestações começaram a circular nas redes sociais, como X (antigo Twitter), Instagram e TikTok. Os cartazes chamaram atenção pela criatividade, com frases como “Quero injustiça”, a representação de uma Maria Antonieta como manifestante e até referências à música “Cálice”, de Chico Buarque.

Além das críticas diretas ao Roblox, alguns cartazes mencionam influenciadores e criadores de conteúdo. O influenciador Felca, que ganhou projeção em 2025 ao abordar temas relacionados à proteção de crianças na internet, relatou ter se tornado alvo de ataques após as atualizações da plataforma.

Em publicações nos Stories do Instagram, ele afirmou ter recebido mensagens agressivas de crianças que o responsabilizam pela retirada do chat por voz. “Eu estou sendo atacado por crianças na minha DM por conta que o Roblox tirou o chat de voz”, escreveu o influenciador, ao compartilhar prints de ameaças recebidas. O nome dele também apareceu em cartazes exibidos durante os protestos virtuais.

Prints de ameaças recebidas pelo Felca - (Reprodução) Reprodução
Prints de ameaças recebidas pelo Felca

O que mudou nas regras do chat do Roblox

Conhecida pela popularidade entre crianças e adolescentes, a Roblox Corporation implementou um novo sistema de verificação de idade como parte de um pacote de medidas de segurança. Com a atualização, os usuários precisam comprovar a idade por meio de verificação facial para acessar determinados recursos da plataforma, como o chat.

Crianças menores de 9 anos só podem utilizar o chat com autorização dos responsáveis. Já usuários a partir de 13 anos podem se comunicar apenas com jogadores de faixas etárias próximas. Segundo a empresa, a regra foi criada para evitar que menores de 16 anos interajam diretamente com adultos.

As mudanças começaram a ser testadas em dezembro de 2025 e passaram a valer globalmente em janeiro. A Roblox afirma que as imagens usadas na verificação facial são apagadas após a análise e que o resultado pode ser contestado em caso de erro na identificação.

Em agosto, a empresa foi processada no estado da Louisiana, nos Estados Unidos, sob acusação de permitir que predadores sexuais utilizassem o ambiente virtual para abordar menores. De acordo com a companhia, o novo sistema faz parte de um conjunto mais amplo de medidas de segurança, que inclui filtros automáticos, regras mais rígidas de moderação e monitoramento contínuo das interações entre usuários.

Manifestação no Roblox: jogadores protestam após restrição do chat; entenda - (Reprodução) Reprodução
Manifestação no Roblox: jogadores protestam após restrição do chat; entenda

O que é o Roblox

Apesar do nome, o Roblox não é um único jogo, mas uma plataforma online que reúne milhões de games criados pelos próprios usuários. O serviço também oferece ferramentas para o desenvolvimento de novos jogos e é gratuito, estando disponível para computadores, dispositivos móveis e consoles Xbox.

Lançada em 2006, a plataforma registrou crescimento expressivo nos últimos cinco anos e ampliou ainda mais sua base de usuários durante a pandemia de Covid-19, quando se consolidou como um dos principais espaços de entretenimento digital voltados ao público jovem.

Com edição de Nathalia Amaral.