Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Janeiro seco: campanha propõe pausa no álcool e incentiva hábitos mais saudáveis

Nos últimos anos, a campanha tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, especialmente entre pessoas que buscam melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho físico.

12/01/2026 às 08h31

Você já ouviu falar em Dry January? A expressão em inglês, que significa “janeiro seco”, dá nome a uma campanha internacional que propõe a suspensão total do consumo de bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro. Criada em 2013 pela organização britânica Alcohol Change UK, a iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo excessivo de álcool, promover uma pausa após as festas de fim de ano e incentivar um começo de ano mais saudável.

Nos últimos anos, o janeiro seco tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, especialmente entre pessoas que buscam melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho físico. Após um período marcado por confraternizações, como Natal e Ano-Novo, muitas pessoas reconhecem que exageraram na bebida e veem no mês de janeiro uma oportunidade de “resetar” o organismo.

Janeiro seco: campanha propõe pausa no álcool e incentiva hábitos mais saudáveis - (Nathalia Amaral/ODIA) Nathalia Amaral/ODIA
Janeiro seco: campanha propõe pausa no álcool e incentiva hábitos mais saudáveis

A nutricionista Luciana Mara explica que a prática funciona como uma espécie de detox metabólico. “Ao consumir menos álcool, acontece um déficit metabólico, ou seja, um processo de desintoxicação natural do organismo. No fim do ano, as pessoas exageram nas confraternizações. Quando entram em janeiro com a prática do ‘zero álcool’, é perceptível o desinchaço e a sensação de leveza. Quando isso vem associado a uma boa alimentação e à redução do açúcar, os resultados são ainda mais positivos”, afirma.

Segundo a especialista, apesar de muitas pessoas acreditarem que pequenas quantidades de álcool não fazem mal, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não estabelece um nível seguro de consumo. “O que pode ser feito é reduzir a ingestão para minimizar os danos”, pontua.

Luciana reforça que o álcool não oferece benefícios ao organismo. Pelo contrário, pode afetar diversas funções do corpo. “A bebida alcoólica interfere na coordenação motora, na memória, no metabolismo, aumenta a retenção de líquidos e causa desidratação. Além disso, o álcool pode elevar a ansiedade e provocar sentimentos ruins no dia seguinte, já que é um depressor do sistema nervoso central”, explica.

Outro mito comum é o de que bebidas alcoólicas ajudam na hidratação. “Muitas pessoas acham que estão se hidratando porque a bebida é líquida, mas acontece exatamente o oposto. O álcool desidrata. Por isso, ao ingerir um copo de bebida alcoólica, o ideal seria beber também um copo de água. Caso contrário, a ressaca no dia seguinte tende a ser intensa”, alerta a nutricionista.

Ela destaca ainda que tanto cervejas quanto bebidas destiladas são prejudiciais. “As destiladas, conhecidas como ‘bebidas quentes’, até podem ter menos calorias do que algumas cervejas ou drinques, mas isso não significa que sejam mais saudáveis. O impacto do álcool no organismo continua existindo”, ressalta.

Mesmo com o mês já em andamento, ainda é possível aderir à proposta. Para Luciana Mara, o mais importante é a mudança de hábito, independentemente do calendário.

O ‘janeiro seco’ não precisa acontecer apenas em janeiro. A pessoa pode escolher qualquer mês do ano para ficar 31 dias sem beber. Quando o álcool é retirado ou quase totalmente reduzido, os benefícios são percebidos por praticamente todos

Luciana Maranutricionista

Mais do que uma campanha pontual, o Dry January tem se consolidado como um convite à reflexão sobre a relação com o álcool, estimulando escolhas mais conscientes e uma rotina voltada para a saúde e o bem-estar ao longo de todo o ano.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.