O cinema brasileiro viveu uma noite histórica na madrugada desta segunda-feira (12), durante a cerimônia do Globo de Ouro 2026, realizada no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Pela primeira vez, o Brasil venceu duas categorias na mesma edição.
O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura ganhou de Melhor Ator em Filme de Drama.
LEIA TAMBÉM
Até então, o país havia acumulado vitórias pontuais na premiação. Em 1999, “Central do Brasil” venceu como Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas Fernanda Montenegro, indicada a Melhor Atriz em Filme de Drama, não levou o troféu. Já em 2025, “Ainda Estou Aqui” recebeu duas indicações, mas venceu apenas na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, com Fernanda Torres.
Neste ano, o cenário foi diferente. “O Agente Secreto” chegou ao Globo de Ouro com três indicações e saiu vencedor em duas delas. O filme perdeu apenas na categoria de Melhor Filme de Drama, que ficou com “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”.
Melhor Filme de Língua Não Inglesa
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, afirmou o diretor.
Wagner Moura se torna o primeiro brasileiro a vencer como melhor ator
Na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a vencer o prêmio. Em seu discurso, o ator falou em português e exaltou a cultura nacional.
“Viva a cultura brasileira”, afirmou, ao agradecer a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “um gênio”, e destacar a relação construída ao longo do projeto.
Além de Moura, concorriam ao prêmio Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
Na televisão, a série Adolescência saiu com dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, e Stephen Graham foi premiado pela atuação como protagonista, além de também assinar a direção da produção.
Caminho para o Oscar
O Agente Secreto também foi escolhido como o representante oficial do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A produção é vista como uma das principais apostas do país para buscar uma nova estatueta consecutiva na premiação da A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que divulgará os indicados em 22 de janeiro, e a cerimônia final está marcada para 15 de março.
Ambientado no Recife de 1977, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo, um professor universitário que retorna à cidade para reencontrar o filho e tentar reconstruir a vida. O personagem, interpretado por Wagner Moura, descobre, em meio ao Carnaval, que está sendo vigiado, em uma narrativa que combina thriller político e drama histórico. O elenco também conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho.
Atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, o longa ainda não tem previsão de estreia no streaming. Até o momento, o filme acumula 54 troféus em 35 premiações internacionais.
Com informações da Agência Brasil.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.