As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o primeiro semestre de 2026 estão abertas. O procedimento pode ser realizado até sexta-feira (16) e vale para os estudantes que tiveram a conclusão da inscrição postergada nos processos seletivos do primeiro ou segundo semestre de 2025.
LEIA TAMBÉM
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o sistema Fies Seleção, por meio do com CPF e senha cadastrados na conta gov.br. É necessário também validar a documentação exigida na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado. A entrega física ou eletrônica deve ser feita à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em no máximo cinco dias úteis.
Em até dez dias após o terceiro dia útil da validação, as informações deverão ser validadas também por um agente financeiro, que realizará a contratação do financiamento conforme disponibilidade.
Todos os requisitos, prazos e procedimentos para a complementação das inscrições foram publicados no dia 8 de janeiro, em edital do Ministério da Educação.
Financiamento
Criado em 2001, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para participar, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e com pontuação média igual ou superior a 450 pontos.
Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos e ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm 50% das vagas reservadas, por meio do Fies Social. Modalidade, que permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Resultados do Enem serão divulgados nesta sexta (16) e inscrições do Sisu começam dia 19
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão acessar, a partir desta sexta-feira (16), o resultado individual das provas. As notas serão divulgadas as 10h, na Página do Participante, plataforma oficial do exame mantida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No Piauí, os candidatos que realizaram o Enem 2025 poderão disputar quase 11 mil vagas em cursos de graduação por meio do Sisu 2026. As oportunidades estão distribuídas entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Além do Sisu, as notas do Enem também poderão ser usadas para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas de 26 a 29 de janeiro, e para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para cursos em instituições privadas.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.