A estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), A.L.S.M, 19 anos, denunciou ter sido vítima de assédio sexual dentro da instituição. O assediador, segundo ela, era um rapaz que se dizia estudante de Engenharia Civil e calouro. O episódio aconteceu na semana passada em um dos corredores entre o CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras) e o CCE (Centro de Ciências da Educação), onde fica o curso de Jornalismo.

Segundo relatou a aluna, o caso ocorreu na última sexta-feira (28) por volta das 7h30. Ela passava pelo corredor quando foi abordada pelo rapaz, pedindo informações e dizendo que era calouro, por isso não conhecia muito bem a universidade. Com medo, a jovem chamou uma colega de sala. Após fornecer as informações que o rapaz pediu, a estudante foi surpreendida com um beijo próximo à boca sem o seu consentimento.
LEIA TAMBÉM
“Ele foi se despedir e agradecer, apertou a mão dela [a amiga] e no que foi apertar a minha, me puxou e beijou perto da minha boca. Eu fiquei chocada e a gente só saiu logo dali. Se ele tivesse tentado algo [eu] ia logo gritar ali”, relatou a aluna. Ainda segundo ela, este não teria sido o único caso de assédio praticado pelo suposto estudante. Ela conta que há relatos de que o mesmo rapaz chegou à fila do Restaurante Universitário dizendo a um grupo de alunas que elas eram “muito bonitas”, falando que cursava Educação Física.
De acordo com a estudante, o rapaz continua circulando livremente pela UFPI mesmo após as denúncias feitas. A reportagem do Portalodia.com entrou em contato com a assessoria da instituição. A UFPI vai se manifestar somente após a escuta da aluna.
Tentar beijar à força é considerado importunação sexual
Tentar beijar alguém à força é considerado crime. No Brasil, este tipo de comportamento pode ser enquadrado como importunação sexual, que é conduta criminosa definida pela lei nº 13.718/2018. A importunação sexual ocorre quando alguém realiza um ato libidinoso com outra pessoa, sem o consentimento dela, com o objetivo de satisfazer desejo sexual. Se a tentativa de beijo for acompanhada de outras ações mais graves, como agressão ou ameaça, ela pode ser caracterizada como tentativa de estupro ou tentativa de estupro.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.