O Ministério da Educação prorrogou o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Candidatos que ainda não realizaram o pagamento têm agora até o dia 27 de junho para efetuar a quitação da taxa, no valor de R$ 85. A inscrição só será confirmada após o pagamento.
LEIA TAMBÉM
O boleto para pagamento está disponível na Página do Participante e pode ser pago por meio de Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme a disponibilidade dos bancos. Quem optar pelo Pix deve escanear o QR Code presente no boleto.
Estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 têm isenção da taxa, conforme previsto em edital. Nesses casos, o sistema não gera boleto de pagamento.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, mas moradores de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, contarão com uma aplicação especial nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. A medida busca minimizar os impactos logísticos da realização da COP30 na região. Candidatos dessas cidades que desejarem realizar a prova na data regular devem indicar outro município no momento da inscrição.
Certificação
Na edição de 2025, o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Para obter a certificação, é necessário que o participante atinja o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação do Enem.
Cronograma Enem 2025
- Inscrições: até 13 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 27 de junho
- Pedidos de tratamento por nome social: até 13 de junho
- Solicitações de atendimento especializado: até 13 de junho
- Resultados das solicitações: 20 de junho
- Interposição de recursos sobre as solicitações: 23 a 27 de junho
- Resultado dos recursos: 4 de julho
- As datas de aplicação das provas estão mantidas: 9 e 16 de novembro.
Com informações da Agência Brasil
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.