Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Contagem regressiva: alunos intensificam estudos de Literatura para o Enem 2025

Na reta final, professor Rômulo Aranthes orienta como revisar Literatura de forma estratégica e garantir uma boa pontuação na prova.

31/10/2025 às 09h11

31/10/2025 às 09h11

Na reta final para a edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes entram no modo turbo de preparativos, intensificando os últimos rituais de revisão, especialmente em disciplinas que costumam exigir interpretação textual, como Literatura. O professor Rômulo Aranthes, especialista na matéria e em preparações para vestibulares, destaca os conteúdos que não podem deixar de ser revisitados, além de apontar estratégias eficazes para manter o foco e garantir um bom desempenho.

A disciplina de Literatura faz parte do primeiro dia de provas, no bloco de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Segundo Aranthes, há cinco blocos de conteúdo imprescindíveis para a última etapa de preparação: teoria literária, funções da linguagem, figuras de linguagem, modernismo brasileiro e pós-modernismo ou tendências contemporâneas. Esses e outros temas concentram boa parte das questões da prova de linguagens.

Rômulo Aranthes, professor de Literatura. - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Rômulo Aranthes, professor de Literatura.

Nas últimas edições do Exame, “literatura contemporânea” aparece com frequência expressiva, junto a “modernismo” e “escolas literárias”. Nesse sentido, o professor observa que os alunos devem montar um check-list de conteúdos e focar nas necessidades, mas também se dedicar à prática.

Além disso, o professor orienta investir na resolução das três últimas provas do Enem, primeira e segunda aplicações. Nesta fase final até a aplicação da prova, não basta apenas ler conteúdos novos ou teorias extensas, mas fortalecer aquilo que já se estudou, por meio de questões que simulam a prova.

Quantos aos perigos aos quais os alunos precisam estar atentos durante a prova, o professor de Literatura aponta que o inesperado costuma aparecer nos conteúdos que não são cobrados de forma tão frequente, como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Maneirismo e Rococó. “O que costuma surpreender os candidatos são conteúdos que são cobrados esporadicamente”, alerta ele.

Mesmo que mais raros, esses tópicos exigem atenção porque envolvem teorias literárias ou movimentos que acabam perdendo destaque no cronograma habitual de revisão dos assuntos, mas que ainda podem aparecer nas questões e textos da prova.

Em relação à gestão do tempo de resposta da prova, capacidade que tem grande influência no resultado final do Exame e um desafio para vários candidatos, Aranthes enfatiza que o estudante precisa desenvolver e definir uma estratégia de resolução de questões. “Deve ler e interpretar os enunciados e só partir para o texto-base para retirar o exigido, formular uma resposta antes de olhar alternativas. Uma postura proativa que não deixa margem para dúvidas”, orienta.

Contagem regressiva: alunos intensificam estudos de Literatura para o Enem 2025 - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Contagem regressiva: alunos intensificam estudos de Literatura para o Enem 2025

Isto é, antes de se deixar levar pela leitura completa do texto-base, fornecido na maioria das questões, o estudante deve entender o que está solicitado no enunciado, formular mentalmente a sua resposta e então verificar as alternativas com mais segurança.

Preparação psicológica

Rômulo Aranthes, que atua há mais de uma década na preparação de estudantes para o Enem e vestibulares em geral, dedica atenção ao aspecto psicológico e à rotina de estudo nos próximos dias. “Nesta reta final é importante manter-se ativo. Redução da carga de estudos, preferência pela resolução de questões com gabarito comentado e revisões que tenham aula”, aconselha.

A recomendação, portanto, não é acumular mais conteúdo novo ou prolongar sessões exaustivas de leitura, mas sim investir em revisões objetivas com orientação, mantendo o corpo e a mente em condições ideais para o dia do Exame, momento que intensifica a ansiedade e exige controle dos nervos.

Para quem ainda revisa a disciplina de literatura durante os próximos dias que antecedem o Enem 2025, o momento é limite entre intensidade e estratégia. O caminho passa por consolidar teoria, praticar com provas anteriores, dar atenção aos temas que mais caem e manter a calma para que, na hora “H”, esteja apto a interpretar, responder e avançar com confiança.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.