Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CNU: Resultado final é adiado após decisão judicial; entenda o motivo

Um novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU) deverá ser divulgado nesta quinta-feira (21)

21/11/2024 às 08h20

21/11/2024 às 08h20

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quarta-feira (20), o adiamento da divulgação do resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), inicialmente prevista para quinta-feira (21). A pasta informou que um novo cronograma será divulgado nesta quinta, enquanto as atualizações serão publicadas na página oficial do certame.

CNU: Resultado final é adiado após decisão judicial; entenda o motivo - (Freepik) Freepik
CNU: Resultado final é adiado após decisão judicial; entenda o motivo

A decisão de adiamento ocorre em meio a um contexto jurídico. No início de novembro, a Justiça Federal do Tocantins determinou a reversão da eliminação de candidatos que preencheram incorretamente o cartão de respostas da prova. A medida atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que argumentou que orientações equivocadas dos fiscais influenciaram os candidatos.

Conforme a decisão judicial, os fiscais não destacaram adequadamente a necessidade de marcar o tipo de prova no gabarito, embora os candidatos tenham transcrito a frase de segurança prevista no edital. O juiz responsável, Adelmar Aires Pimenta, determinou que os candidatos que atenderam a uma das exigências de segurança não podem ser desclassificados. O MGI ainda não confirmou se o adiamento está diretamente relacionado à decisão judicial, mas informou que a pasta está ajustando o cronograma.

Legenda: CNU: Resultado final é adiado após decisão judicial; entenda o motivo - (Reprodução) Reprodução
Legenda: CNU: Resultado final é adiado após decisão judicial; entenda o motivo

Novo cronograma do CNU será divulgado

Com o adiamento do resultado final do CNU, os candidatos deverão aguardar a divulgação do novo cronograma oficial. Segundo o MGI, o concurso seguirá as etapas previstas após a publicação dos resultados, com a convocação dos aprovados para posse e realização de cursos de formação. Além disso, aqueles que não forem aprovados nas vagas imediatas poderão integrar o banco de candidatos em lista de espera, com possibilidade de futuras convocações, dependendo da necessidade.

As provas do CNU ocorreram no dia 18 de agosto, após um adiamento inicial de três meses devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul no início do ano. O certame foi realizado em 228 municípios de todas as unidades da federação, com mais de 2,14 milhões de inscritos. Apesar do grande número de inscritos, a abstenção foi elevada, alcançando 54,12%. Isso significa que 970.037 candidatos realizaram a prova, que contou com aplicação em dois turnos no mesmo dia.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Rádio Nacional