Desde as primeiras horas desta segunda-feira (24), clientes da operadora Claro em diversas cidades do Brasil relatam dificuldades para acessar a internet, tanto na rede móvel quanto na banda larga fixa. A instabilidade do sinal começou por volta das 5h (horário de Brasília) e gerou muitas reclamações, conforme aponta o site Downdetector, plataforma especializada no monitoramento de serviços online.
LEIA TAMBÉM

De acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online, os problemas começaram por volta das 5h (horário de Brasília) e se intensificaram ao longo da manhã. O pico de reclamações foi registrado às 8h17, com mais de 1.700 notificações sobre instabilidade no serviço.
As principais queixas dos clientes envolvem a falta de conexão com a internet (82%), dificuldades para realizar chamadas telefônicas (10%) e falhas generalizadas no serviço (8%). Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília foram algumas das mais afetadas pela instabilidade.

Até o momento, a Claro não se pronunciou oficialmente sobre a causa do problema ou sobre a previsão para a normalização dos serviços. A situação tem gerado transtornos para milhares de clientes que dependem da internet para suas atividades diárias.
O que fazer quando o chip apresenta instabilidade?
Se a sua conexão da Claro está fora do ar, algumas ações podem ajudar a resolver ou amenizar o problema:
- Ative e desative o modo avião: Isso pode forçar a reconexão com a rede da operadora.
- Reinicie o celular ou modem: Em alguns casos, um simples reinício pode restabelecer a conexão.
- Verifique se há manutenção na sua região: Consulte o site da operadora ou plataformas como Downdetector.
- Altere a rede de dados: Se disponível, tente alternar entre 3G, 4G ou 5G nas configurações do celular.
- Utilize uma rede Wi-Fi alternativa: Caso precise de internet com urgência, conecte-se a um Wi-Fi próximo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.