O senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, comentou sobre a recente decisão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, e posterior confirmação por parte do presidente Davi Alcolumbre (UB-AP), acerca do arquivamento da PEC da Blindagem, no qual amplia a proteção de parlamentares contra investigações e processos criminais e civis.
LEIA TAMBÉM
Ao PortalODia.com, Ciro Nogueira avaliou que a derrubada da PEC representa um amplo sentimento da população contrária a possível ampliação de privilégios por parte dos parlamentares.
“O Senado recebeu um recado das ruas. A população não queria isso. Eu acho que nós erramos, sempre defendi que isso fosse só para os crimes de opinião, para que o deputado e o senador pudesse se manifestar na tribuna. Em crime de corrupção não podemos ter o menor tipo de blindagem no país”, declarou.
Questionado sobre a “mudança dos ventos” acerca da continuidade da matéria no Senado, o senador ressaltou que o desejo da população deve prevalecer acerca das tomadas de decisão no país. “É um direito da população se manifestar. Temos que receber o recado das ruas e cumprir o que o povo quer”, argumentou.
Agendas com aliados da situação
Na mesma ocasião, o senador piauiense comentou sobre os recentes registros entre ele o senador Marcelo Castro (MDB), aliado do governador Rafael Fonteles (PT), em algumas agendas administrativas no interior. Segundo ele, o fato é tido como natural, bem como não descartou que episódios com o também pré-candidato ao Senado pela base, deputado Júlio César (PSD), também possam ocorrer.
“Acho que é natural [as agendas conjuntas com Marcelo e Júlio]. Se nós recebemos o apoio dos prefeitos, não tem porquê não estar nessas agendas juntos”, relatou.
Eleições 2026
No cenário nacional, Nogueira comentou sobre a montagem da chapa majoritária com vistas ao Palácio do Planalto em 2026. O nome do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) ainda é o favorito, mas explicou que, se o governador de São Paulo for candidato, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não irá exitar em apoiá-lo. Além disso, ressaltou que seus esforços políticos continuam a se concentrar no Piauí.
“Se o Tarciso for candidato, eu vou apoiar ele, mas o meu foco é o Piauí. Eu já disse, se você tiver de optar pelo Piauí e o Brasil, mil vezes o Piauí”, finalizou.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.