Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciclone no Brasil? Veja quais regiões serão afetadas

Defesa Civil e Climatempo alertam para tempestades e ventos acima de 100 km/h

07/11/2025 às 09h31

A formação de um ciclone no Brasil deve alterar as condições climáticas em parte do país entre sexta-feira (7) e domingo (9), segundo a Defesa Civil e o Climatempo. O fenômeno, classificado como ciclone extratropical, avança do Sul em direção ao litoral do Sudeste e pode provocar ventos intensos, tempestades e risco de tornados em algumas regiões.

Ciclone no Brasil? Veja quais regiões serão afetadas - (Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo) Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo
Ciclone no Brasil? Veja quais regiões serão afetadas

Nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (7), um sistema frontal se formará no nordeste da Argentina e irá avançar pela região, alcançando, já pela manhã, o oeste da Região Sul do Brasil. De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a previsão indica tempestades severas, com possibilidade de rajadas superiores a 100 km/h, chuvas intensas e queda de granizo.

O órgão informou que o ciclone deve se formar completamente na noite de sexta-feira (7) entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, deslocando-se para o litoral catarinense durante a madrugada de sábado (8). No decorrer do dia, o sistema avança pelo mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Defesa Civil gaúcha também emitiu alerta de risco de tornados para as regiões Noroeste e Norte do estado, especialmente na tarde de sexta-feira. O órgão orientou que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e evite áreas abertas durante a passagem do fenômeno.

Qual é a previsão para todo Brasil?

Durante a sexta-feira (7), a formação do ciclone extratropical deve intensificar as chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste, há previsão de ventos acima de 100 km/h e potencial para tornados. A chuva pode atingir acumulados entre 60 mm e 100 mm em apenas 12 horas, podendo chegar a 150 mm em pontos isolados da região Central.

O núcleo de baixa pressão do sistema frontal atravessará o Rio Grande do Sul e vai alcançar o litoral da Região Sudeste já na manhã do sábado (8). A passagem do sistema também irá organizar canais de umidade que favorecerão a ocorrência de tempestades nos estados vizinhos (Mato Grosso do Sul, São Paulo, até o sul de Minas Gerais).

Esse sistema deve trazer forte instabilidade para toda a Região Sul neste fim de semana, com rajadas de vento de 100 km/h no litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas em áreas do Rio Grande do Sul. Também é esperada queda de granizo no oeste do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (7), e, à noite, em boa parte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Nas demais áreas da região, juntamente com áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, os volumes de chuva devem ser expressivos, podendo alcançar os 100 mm por dia em algumas áreas. Ainda na madrugada do sábado (8), áreas do sul e oeste de São Paulo devem observar a formação de tempestades, e ao longo do sábado (8) e domingo (9), todo o litoral da Região Sudeste deve observar fortes rajadas de vento, superando os 60 km/h.

Com informações do INMET.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.