Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chico Lucas sobre possível indicação ao Ministério da Justiça: “Eu ficaria lisonjeado”

A suposição ganhou força após uma publicação nas redes sociais do deputado estadual Gil Carlos (PT), feita nesta quarta-feira (7), na qual o parlamentar sugeriu o nome de Chico Lucas como opção para o Ministério da Justiça.

07/01/2026 às 10h30

A possível saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do governo federal tem intensificado as especulações sobre sua sucessão e já repercute no meio político. No Piauí, o nome do secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, passou a ser citado como uma das alternativas para assumir o comando da pasta.

A suposição ganhou força após uma publicação nas redes sociais do deputado estadual Gil Carlos (PT), feita nesta quarta-feira (7), na qual o parlamentar sugeriu o nome de Chico Lucas como opção para o Ministério da Justiça. Na postagem, Gil Carlos afirmou desconhecer os motivos que levariam Lewandowski a deixar o cargo, mas destacou o respeito à trajetória e à autoridade do ministro.

Chico Lucas sobre possível indicação ao Ministério da Justiça “Eu ficaria lisonjeado” - ( Reprodução) Reprodução
Chico Lucas sobre possível indicação ao Ministério da Justiça “Eu ficaria lisonjeado”

Procurado pela PortalODia.com, Chico Lucas comentou a possibilidade de uma eventual indicação e afirmou que se sentiria honrado com o convite, mas ressaltou o caráter coletivo das decisões no campo político.

“O governador é generoso. Eu acho que a gente está aqui fazendo esse trabalho e eu vou me dedicar à missão. Se hoje eu fosse convidado, ficaria lisonjeado, refletiria e teria que conversar com várias pessoas, porque é um grupo”, declarou.

Chico Lucas sobre possível indicação ao Ministério da Justiça: “Eu ficaria lisonjeado” - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Chico Lucas sobre possível indicação ao Ministério da Justiça: “Eu ficaria lisonjeado”

O secretário também destacou a importância de uma articulação efetiva entre União e estados na área da segurança pública e defendeu que o governo federal fortaleça a pasta.

“Eu entendo que o governo federal deva criar esse Ministério. É uma necessidade premente que vá para lá alguém que tenha boa interlocução com os estados. Não dá para fazer segurança pública sem os estados. Quem for para lá pode ter certeza que terá o nosso apoio e que estaremos integrados, trabalhando em conjunto para levar ao Brasil mais segurança e os exemplos que estamos construindo”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.