A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), divulgou os números referentes às operações policiais realizadas em Teresina durante o ano de 2023. De janeiro a dezembro, o levantamento revelou que o combate as chamadas facções criminosas culminaram em 500 prisões na capital.
LEIA TAMBÉM
Ao todo, foram deflagradas 81 operações policiais em Teresina, com destaque para o cumprimento de 442 mandados de busca e apreensão, encaminhamento de nove menores infratores e recuperação de 63 armas de fogo. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a meta do ano foi batida, mas que as ações deverão ser estendidas em 2024 para um maior enfraquecimento das facções criminosas.
O delegado ressalta ainda que outro importante trabalho do Draco em 2023 foi o de apagar pichações em alusão as organizações na capital.
“Essas ações fazem parte do processo de combate às organizações criminosas, tiramos criminosos de circulação e também apagamos de casas e muros símbolos que fazem promoção dessa prática criminosa. Todos os responsáveis estão sendo responsabilizados criminalmente pelo dano ao patrimônio público e privado”, explica.
Por fim, o coordenador destacou que o resultado de 2023 foi um trabalho em conjunto com outras forças de segurança pública, como da Secretaria de Justiça, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Poder Judiciário e Ministério Público do Piauí.