Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Ainda Estou Aqui' é escolhido Melhor Filme do Ano pela crítica internacional

Com este prêmio, o filme estrelado por Fernanda Torres acumula 61 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Internacional;

02/09/2025 às 12h15

Pela primeira vez na história, um longa-metragem brasileiro vai ganhar um Grand Prix da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), que conta com membros de 75 países. E o escolhido foi o multi-premiado Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que estará presente na cerimônia de premiação marcada para o dia 19 de setembro, durante o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha.

'Ainda Estou Aqui' é escolhido Melhor Filme do Ano pela crítica internacional - (Divulgação/Sony Pictures) Divulgação/Sony Pictures
'Ainda Estou Aqui' é escolhido Melhor Filme do Ano pela crítica internacional

Com este prêmio, o filme estrelado por Fernanda Torres acumula 61 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Internacional; o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama (Fernanda Torres); seis prêmios do júri popular nos festivais de Rotterdam; Vancouver; Mill Valley e Philadelphia Film Festival, nos Estados Unidos; Pessac, na França e na Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo e 13 prêmios Grande Otelo, concedidos pela Academia Brasileira de Cinema. O longa foi selecionado para mais de 50 festivais pelo Brasil e pelo mundo.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme se passa no Rio de Janeiro, durante o período da ditadura militar. A trama acompanha Eunice, interpretada por Fernanda Torres, em sua busca pelo marido, Rubens Paiva, que desaparece após ser levado por militares para um interrogatório. Enquanto procura respostas, ela precisa reconstruir a vida ao lado dos filhos e enfrentar as incertezas deixadas pela ausência do companheiro.

O longa tem Fernanda Torres e Selton Mello nos papéis principais e conta com a participação especial de Fernanda Montenegro. O filme marca a terceira parceria entre Walter Salles e Fernanda Torres, que já trabalharam juntos em "Terra Estrangeira" (1995) e "O Primeiro Dia" (1998). Fernanda Montenegro também reencontra o diretor após sua atuação em "Central do Brasil" (1998), filme que lhe garantiu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Dora.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Por Estadão Conteúdo