Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ramadã começa nesta quarta-feira (18): saiba o que é a tradição muçulmana

Mês sagrado do Islã envolve jejum diário, orações e ações de caridade até 20 de março, com término marcado pela celebração do Eid al-Fitr.

18/02/2026 às 15h21

Tem início nesta quarta-feira (18) o Ramadã, nono mês do calendário islâmico e período mais sagrado para os muçulmanos, que representam cerca de 1,1 milhão de pessoas no Brasil. A data marca o começo de um ciclo de jejum, orações e práticas de caridade que segue até 20 de março, podendo variar conforme a observação da lua crescente.

De acordo com a tradição islâmica, foi durante o Ramadã que o profeta Muhammad recebeu as primeiras revelações do Alcorão, transmitidas por Gabriel, por ordem de Allah. O episódio, ocorrido há mais de 1.400 anos, é considerado um marco central da fé islâmica.

Ramadã começa nesta quarta-feira (18): saiba o que é a tradição muçulmana - (Reprodução/X) Reprodução/X
Ramadã começa nesta quarta-feira (18): saiba o que é a tradição muçulmana

Durante o mês – que dura 29 ou 30 dias, os fiéis praticam o jejum diário, do nascer ao pôr do sol. A abstenção de alimentos, bebidas e relações sexuais faz parte de um dos cinco pilares do islã, ao lado da profissão de fé, das orações diárias, da caridade e da peregrinação a Meca.

Mais do que a privação alimentar, o Ramadã é entendido como um período de reflexão espiritual e fortalecimento da relação com Deus. O jejum também é visto como exercício de autocontrole e empatia com pessoas em situação de pobreza.

Durante este período, os muçulmanos são orientados a evitar conflitos, mentiras, fofocas e ofensas, além de ampliar doações àqueles que mais necessitam de auxílio.

O jejum é obrigatório para muçulmanos após a puberdade, mas há exceções. Crianças, pessoas com problemas de saúde, gestantes, mulheres em período menstrual ou amamentando e viajantes estão isentos. Quem não puder cumprir o jejum neste período deve repor os dias posteriormente, quando possível.

As refeições que marcam o início e o fim do jejum diário são chamadas de Suhoor e Iftar. A primeira ocorre antes do amanhecer, geralmente com alimentos leves. Já o Iftar acontece ao pôr do sol e costuma reunir familiares e amigos para a quebra do jejum, muitas vezes iniciada com água ou tâmaras.

O encerramento do Ramadã é celebrado com o Eid al-Fitr, festa que simboliza o fim do jejum e reúne orações coletivas, confraternizações e doações obrigatórias para que pessoas em situação de vulnerabilidade também possam participar da celebração.

Estima-se que cerca de 2 bilhões de muçulmanos em todo o mundo sigam as práticas do período sagrado.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.