O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, se reuniram nesta segunda-feira (13) com o Papa Leão XIV, no Vaticano. Durante o encontro, os líderes brasileiros entregaram ao pontífice um pin que simboliza a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Wellington Dias destacou a importância do gesto e afirmou que a primeira carta oficial do Papa, recentemente publicada, representa um avanço no compromisso mundial de erradicar a fome. O ministro ressaltou ainda a necessidade de união entre os líderes globais para priorizar políticas de segurança alimentar e combate à miséria.
"A primeira encíclica lançada recentemente pelo Papa Leão XIV tem sintonia com o compromisso da erradicação da pobreza e do combate à fome. O Papa disse que esta é prioridade do Vaticano, da Igreja Católica”, afirmou o ministro.
LEIA TAMBÉM
O presidente Lula, por sua vez, parabenizou o Papa pela Exortação Apostólica Dilexi Te, divulgada no dia 9 de outubro, que reforça a mensagem de que não se pode separar a fé do amor pelos mais pobres. Lula também defendeu a criação de um movimento internacional de combate à desigualdade social e econômica.
O encontro com o Papa antecedeu a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, evento que reúne autoridades e representantes de diversos países para discutir os próximos passos da agenda global.
O encontro também abordou os avanços dos programas de combate à fome em países como Etiópia, Quênia, Haiti e Zâmbia, além de discutir os desdobramentos da Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas, proposta pela presidência brasileira da COP30.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.