Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Votação do Oscar 2026 termina nesta sexta (16); citado na pré-lista, Brasil aguarda indicações

Academia encerra etapa decisiva nesta sexta-feira (16), com mais de 10 mil votantes; produções brasileiras aparecem em diversas pré-listas da premiação.

16/01/2026 às 17h54

Termina, nesta sexta-feira (16), o período de votação que definirá os indicados do Oscar 2026. A etapa, iniciada na última segunda-feira (12), mobiliza mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica que integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), responsável pela premiação.

O anúncio oficial dos indicados finais de todas as categorias está marcado para ser divulgado na próxima quinta-feira (22).

Votação do Oscar 2026 termina nesta sexta (16); citado na pré-lista, Brasil aguarda indicações - (Reprodução/X) Reprodução/X
Votação do Oscar 2026 termina nesta sexta (16); citado na pré-lista, Brasil aguarda indicações

Nesta fase, os votos são concentrados, principalmente, dentro de cada área profissional. Atores escolhem performances, diretores votam em direção e técnicos avaliam categorias técnicas. A principal exceção é Melhor Filme, cuja seleção envolve todos os membros votantes, independentemente da especialista.

A cerimônia da 98ª edição do Oscar está prevista para acontecer no dia 15 de março, em Los Angeles (Califórnia, EUA), mantendo a tradição de ocorrer no Dolby Theatre. Até lá, a expectativa gira em torno das escolhas finais da Academia e da confirmação de produções que já vêm se destacando ao longo da temporada de premiações.

Brasil no Oscar

O cinema brasileiro aparece entre os destaques desta reta final. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por nomes como Wagner Moura, Alice Carvalho e Maria Fernanda Cândido, integra a pré-lista de Melhor Filme Internacional e também figura entre os concorrentes na categoria Direção de Elenco.

O longa ganhou uma projeção nacional e internacional ainda maior após vencer o Globo de Ouro de Filme Internacional, no último domingo (11). O resultado ampliou sua visibilidade junto aos votantes.

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, no Globo de Ouro. - (Reprodução/X) Reprodução/X
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, no Globo de Ouro.

Além disso, há expectativa em torno da atuação de Wagner Moura no mesmo filme, que pode colocá-lo entre os candidatos a Melhor Ator, caso avance para a lista final. No Globo de Ouro, o artista ganhou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. Se confirmadas, as indicações brasileiras podem chegar a nove categorias diferentes.

O país também marca presença no campo do documentário. “Apocalipse nos Trópicos”, da diretora Petra Costa, aparece entre os pré-selecionados na categoria de Melhor Documentário de Longa Metragem, ao lado de “Yanuni”, que igualmente integra a lista inicial da categoria.

Entre os pré-selecionados na categoria de Melhor Curta-Metragem em Live Action, o Brasil concorre com a obra “Amarelo”, dirigida por André Hayato Saito. Nas categorias técnicas, o diretor de fotografia Adolpho Veloso aparece na pré-lista de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme independente americano “Sonhos de Trem”.

Com o encerramento da votação, o cenário agora é de expectativa. A lista final de indicados deverá confirmar se o desempenho do cinema brasileiro ao longo do ano se traduzirá em espaço relevante na principal premiação do cinema mundial.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.