Na madrugada desta segunda-feira (2), um policial militar foi flagrado em vídeo jogando um homem no rio, do alto de uma ponte na Zona Sul de São Paulo, na Cidade Ademar. O caso ocorreu após uma abordagem a um motociclista, que havia sido perseguido pelos policiais. O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra um PM levantando uma moto do chão e se aproximando de um homem segurado por outro policial. Em seguida, o agente jogou o homem no córrego abaixo da ponte.
LEIA TAMBÉM
De acordo com informações da Polícia Militar, os policiais envolvidos pertencem ao 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Diadema, na Grande São Paulo. Eles teriam perseguido a moto até a Zona Sul de São Paulo, onde ocorreu a abordagem. O policial responsável pelo ato pertence à Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam). A vítima não morreu, mas seu estado de saúde não foi divulgado.
"É algo muito grave e sem qualquer fundamento, nenhuma legalidade. É mais um daqueles e daquelas que ainda acham que a injustiça vai prevalecer. Há uma crença hoje na polícia de São Paulo de que os policiais poderão praticar qualquer atrocidade ou anormalidade por serem policiais e isso vai ficar por isso mesmo. A gente precisa mudar essa perspectiva porque senão os casos graves vão continuar ocorrendo e, talvez, a tendência seja até piorar", explica Cláudio Silva, o ouvidor das polícias.
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) se pronunciou, condenando a ação dos policiais e informando que um inquérito policial militar (IPM) foi instaurado para apurar o ocorrido. A PM também afirmou que os policiais envolvidos estão sendo ouvidos e que a instituição reitera seu compromisso com a legalidade e o combate a qualquer desvio de conduta.
Em nota, a SSP afirmou que a atitude dos agentes foi ilegal e inaceitável. Além disso, todos os policiais envolvidos já estão sendo ouvidos pela instituição, que reafirmou seu compromisso com a legalidade e o não tolerância a desvios de conduta. "Todos os policiais que estavam em serviço na área identificada foram convocados e já estão sendo ouvidos. A instituição reitera seu compromisso com a legalidade, sem tolerar qualquer desvio de conduta", diz o comunicado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.