Eleitores com pendências com a Justiça Eleitoral, que precisam atualizar dados cadastrais ou emitir a primeira via do documento devem ficar atentos ao prazo final, que se encerra em 6 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e os serviços ficarão indisponíveis para as Eleições de 2026. No Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) orienta que a regularização pode ser feita presencialmente ou online.
LEIA TAMBÉM
Nas Eleições de 2026, os brasileiros irão eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro, enquanto o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 25 de outubro.
A Justiça Eleitoral alerta reforçar que, por determinação da Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/1997), não haverá prorrogação desta data, pois o cadastro deve ser fechado 150 dias antes do pleito para a organização das urnas e seções.
Os serviços que devem ser solicitados até 6 de maio incluem:
- Emissão do primeiro título eleitoral (alistamento);
- Transferência de domicílio (mudança de cidade);
- Transferência de endereço ou alteração do local de votação;
- Revisão eleitoral e atualização de dados cadastrais;
- Regularização de títulos cancelados ou suspensos;
- Cadastro de biometria (coleta de digitais e foto).
Como solicitar o documento
Atualmente, o cidadão dispõe de duas frentes de atendimento:
- Presencial: Realizada nos cartórios eleitorais e centrais de atendimento, oportunidade em que é possível cadastrar os dados biométricos.
- Digital: Através do Autoatendimento Eleitoral no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao selecionar a opção “Tire seu título eleitoral”, o solicitante inicia o preenchimento dos dados.
Importante: Caso o sistema identifique a necessidade de comparecimento presencial para coleta de biometria, o usuário será notificado ao final do processo virtual.
Documentação Necessária
Para agilizar o atendimento, tenha em mãos os seguintes arquivos (digitalizados ou fotografados):
- Identidade: Documento oficial com foto (frente e verso).
- Vínculo Municipal: Comprovante de residência ou documentos que atestem laços afetivos, familiares, profissionais ou comunitários com a cidade.
- Quitação Militar: Obrigatório para homens (cis ou trans com registro retificado) nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completam 19 anos.
- Regularidade Financeira: Comprovante de pagamento de débitos, caso existam multas eleitorais pendentes.
- Selfie de Identificação: Uma foto segurando o documento oficial ao lado do rosto. Atenção: não utilize acessórios que cubram a face, como óculos escuros, bonés ou gorros.
Onde buscar atendimento em Teresina
Além do posto no Teresina Shopping, o eleitor pode procurar os seguintes pontos na capital:
- Fórum Eleitoral de Teresina: Av. Marechal Castelo Branco, nº 1150, bairro Ilhotas (atendimento das 8h às 13h).
- Espaço Cidadania: Teresina Shopping (atendimento das 8h às 13h).
- Posto Show Auto Mall: Av. João XXIII (atendimento das 8h às 13h).
A orientação da Justiça Eleitoral é que o cidadão não deixe para a última hora, evitando filas e possíveis instabilidades no sistema nos dias que antecedem o fechamento do cadastro. Para quem reside no interior do estado, a recomendação é procurar o Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência.
Horários de atendimento
Atualmente, o horário de expediente interno da Justiça Eleitoral e de atendimento ao público externo nas unidades administrativas e cartórios é das 8h às 13h.
Contudo, como estratégia para ampliar a assistência ao eleitor, o posto de atendimento localizado no Teresina Shopping (Edifício Garagem, Piso G3, em frente ao posto de vacinação) funciona no período da tarde, das 13h às 18h.
Com informações do TRE-PI.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.