A ex-vereadora e ex-deputada estadual, Teresa Britto, foi reeleita vice-presidente nacional do Partido Verde (PV). De acordo com as informações, a chapa encabeçada pelo ex-deputado federal José Luiz Penna venceu a disputa com 61,65% dos votos, garantindo assim o comando do partido para um novo mandato até 2027.
José Luiz Penna ocupa a presidência do PV desde 1999. A convenção que reconduziu Penna à presidência da agremiação ocorreu no último sábado (11) de forma on-line, e mobilizou o diretório nacional, composto por 175 membros, que deliberam sobre os rumos do partido.
LEIA TAMBÉM
“A reeleição de Penna e a formação de uma nova Executiva Nacional marcam um momento crucial para o fortalecimento do Partido Verde. A legenda se prepara para enfrentar os desafios políticos e ambientais do Brasil, mantendo o foco em políticas sustentáveis, inclusão e justiça social”, disse a Executiva nacional do PV.
A ex-deputada estadual Teresa Britto já exercia o cargo de vice-presidente nacional do PV. Vale ressaltar que Britto também é presidente estadual do PV no Piauí.
A partir de março, o partido assumirá a presidência da federação partidária Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV. Com relação a permanência do partido na federação com petistas e comunistas em prol das eleições de 2026, Teresa Britto afirma que a decisão caberá para o congresso nacional da legenda, previsto para ser realizado no final do ano.
Histórico do PV nas últimas eleições
Nas últimas eleições gerais, realizadas em 2022, a ex-deputada Teresa Britto conquistou apenas 17.461 votos, conseguindo ficar na 8ª suplência da federação PT, PCdoB e PV. Além disso, nas eleições de 2024, o partido não conseguiu reeleger seu único vereador, Neto do Angelim (PV). Dessa forma, a agremiação no Piauí não possui mais representantes nem na Câmara de Teresina e nem na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Com relação ao âmbito nacional, o partido no Piauí conseguiu eleger o deputado federal Jadyel Alencar nas eleições de 2022. Contudo, em março de 2024, o parlamentar pediu sua saída para se filiar ao Republicanos. O partido que antes possuía seis deputados federais viu, no entanto, sua bancada ser reduzida para agora cinco deputados do PV no Congresso Nacional.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.