Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Secretário atira nos filhos após descobrir suposta traição e sogro sofre infarto

Após o crime, ele tirou a própria vida; o homem deixou uma carta pedindo perdão

12/02/2026 às 15h05

O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul de Goiás, Thales Machado, tirou a própria vida após atirar nos dois filhos, na noite desta quarta-feira (11). O sogro dele e prefeito do município, Dione Araújo, sofreu um infarto após receber a notícia.

Secretário atira nos filhos após descobrir suposta traição e sogro sofre infarto - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Secretário atira nos filhos após descobrir suposta traição e sogro sofre infarto

Após o crime, os dois filhos do secretário foram encaminhados ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho. O mais velho, de 12 anos, morreu logo após dar entrada na unidade de saúde. Já o mais novo está em estado gravíssimo e precisou ser transferido para a UTI do Hospital Estadual de Itumbiara, segundo a prefeitura.

Horas antes do crime, Thales publicou vídeos nas redes sociais ao lado dos filhos. Em uma das postagens, ele se declara: “Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”.

Os corpos de Thales e do filho de 12 anos foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil informou que abriu procedimento para apurar as circunstâncias do caso. O corpo de Miguel, de 12 anos, está sendo velado na tarde desta quinta-feira (12), na casa do avô e prefeito da cidade, Dione Araújo (UB).

Antes do crime, Thales afirmou que uma suposta traição da esposa, que havia saído de Itumbiara para São Paulo, teria motivado o ato. O conteúdo foi removido das redes sociais após a repercussão.

Carta deixada por Thales - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Carta deixada por Thales

A mãe dos meninos e esposa de Thales retornou da viagem e visitou o filho mais novo, na companhia do pai. A Polícia Civil informou que não há, até o momento, elementos que indiquem o envolvimento de terceiros.

Em nota divulgada à imprensa, a corporação informou que o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, “seguidos de autoextermínio por parte do autor”. As investigações estão sendo conduzidas pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Itumbiara (GIH).

Em nota, a Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias, a partir desta quinta-feira (12). Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, informou, por meio de nota, que suspendeu a agenda e se solidarizou com familiares, amigos e toda a comunidade de Itumbiara.

Gracinha e eu ficamos profundamente consternados com a tragédia ocorrida em Itumbiara nesta noite. A notícia de violência dentro de um lar, especialmente quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e lança toda a sociedade em um estado de luto e indignação. Diante do ocorrido, suspendemos nossas agendas e seguimos para Itumbiara ainda nesta manhã, com o objetivo de manifestar pessoalmente nossa solidariedade. Neste momento de extrema dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e com toda a comunidade itumbiarense. De forma especial, deixo um abraço fraterno ao meu amigo, o prefeito Dione Araújo. Peço a Deus que conceda força a todos que enfrentam perdas tão dolorosas. Que a fé e a união ajudem a atravessar este momento tão difícil.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral