Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O que é TRON Robótica? Entenda o que a empresa de Whindersson Nunes oferece à Seduc do Piauí

Empresa que tem como sócio o humorista Whindersson Nunes atua com robótica educacional e mantém contrato com a Seduc desde 2024

12/02/2026 às 12h22

Criada no Piauí, a TRON Robótica Educativa é uma startup sediada em Teresina com foco na inserção de tecnologia e robótica nas grades curriculares das escolas. Fundada pelo professor e pesquisador Gildário Lima, a empresa ganhou grande visibilidade ao ter o humorista Whindersson Nunes como um de seus principais sócios e investidores.

Saiba o que é a TRON Robótica Educativa e o que a startup oferece à Seduc do Piauí - (Divulgação/TRON) Divulgação/TRON
Saiba o que é a TRON Robótica Educativa e o que a startup oferece à Seduc do Piauí

De acordo com informações institucionais da empresa, a TRON oferece soluções educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O foco está no desenvolvimento de competências relacionadas ao pensamento lógico, à resolução de problemas e à formação tecnológica de estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Como funciona a parceria da startup com a Seduc

Em agosto de 2024, a startup foi contratada pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) para executar o projeto Robótica Seduc + TRON, cujo objetivo é universalizar o ensino de robótica e tecnologia na rede pública estadual, com atenção especial às escolas de tempo integral.

O contrato, firmado em outubro de 2024, teve a oferta de materiais pedagógicos, kits tecnológicos e capacitação de professores. Segundo a Seduc, o programa já está presente em 125 escolas e atende mais de 21 mil estudantes e tornou o Piauí o primeiro estado brasileiro a implementar a metodologia da TRON de forma estruturada na rede pública.

Os professores da rede estadual passaram por formação em áreas como introdução à robótica educativa, tecnologia Arduino, programação e inteligência artificial, além da aplicação prática desses conteúdos no ambiente escolar.

Saiba o que é a TRON Robótica Educativa e o que a startup oferece à Seduc do Piauí - (Divulgação/ Governo do Piauí) Divulgação/ Governo do Piauí
Saiba o que é a TRON Robótica Educativa e o que a startup oferece à Seduc do Piauí

O que a TRON entrega à rede pública

O principal serviço prestado pela empresa à Seduc é a implementação do chamado Método TRON, uma abordagem educacional que integra tecnologia, robótica e conteúdos curriculares tradicionais, como Matemática e Física, por meio de atividades práticas e experimentais.

Segundo informações da própria empresa, o método foi desenvolvido de forma acadêmica e está descrito em publicações especializadas sobre robótica educativa. A proposta pedagógica é organizada em duas frentes complementares:

  • Robótica Infantil: voltada ao estímulo da curiosidade e criatividade nos primeiros anos escolares.
  • Robótica Ativa: aplicada do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com foco em eletrônica, programação, sensores e mecânica.

Para viabilizar o projeto, a TRON fornece às escolas um ecossistema completo, que inclui guias didáticos, kits de robótica baseados em tecnologia open source, laboratórios para atividades práticas, formação continuada de professores e acesso a uma plataforma digital com conteúdos pedagógicos e suporte técnico. Além da parceria com a Seduc, a empresa já atua em mais de 100 escolas parceiras.

Sede da Seduc, em Teresina - (Seduc) Seduc
Sede da Seduc, em Teresina

Entenda

Nesta semana, a parceria entre a TRON e a Seduc passou a ser questionada após reportagem do portal Metrópoles, que informou que o TCU decidiu analisar um relatório do TCE-PI apontando possível superfaturamento de R$ 2,9 milhões em um contrato superior a R$ 11 milhões. 

Após a repercussão, Whindersson Nunes se manifestou publicamente, negando qualquer irregularidade. O humorista afirmou que a empresa não foi notificada oficialmente e contestou as informações divulgadas. “A empresa nunca foi intimada, nunca recebeu uma notificação extrajudicial. Nunca fui notificado, nem nossa empresa”, declarou.

O humorista também afirmou que a empresa atua regularmente na área de tecnologia educacional e contestou informações sobre a utilização dos materiais fornecidos às escolas. "Mandamos uma pessoa ir nas escolas e os kits estão sendo usados, os professores capacitados, eles mesmos mostraram como funcionam, porque todos fizeram curso. Parece que eu estou tentando me defender de uma coisa que eu não tenho culpa", disse.

Em nota oficial, a Seduc informou que não foram constatadas irregularidades na contratação da TRON. A secretaria afirmou que o TCU indeferiu, de forma unânime, o pedido de medida cautelar e que não houve determinação de suspensão do contrato, bloqueio de recursos ou reconhecimento de dano ao erário.

A pasta destacou ainda que a contratação seguiu os parâmetros legais, com instrução processual regular e parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Estado. Segundo a secretaria, o programa já apresenta resultados na ampliação do ensino de robótica e tecnologia, além da formação continuada de professores, dentro de uma política de inovação educacional.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral