Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quer trocar seu empréstimo de banco? Veja como fazer portabilidade de crédito digital pelo Open Finance

Atualmente, se for feito fora do Open Finance, a portabilidade de crédito pode demorar até 25 dias. Se feito digital, o prazo cai para até cinco dias.

09/02/2026 às 09h25

O Open Finance liberou a portabilidade de crédito feita diretamente pelos aplicativos dos bancos. A funcionalidade permite que o cliente transfira empréstimos de uma instituição financeira para a outra de forma totalmente digital, com menos burocracia e mais poder de escolha. A novidade foi anunciada pelo Banco Central no aniversário de cinco anos do Open Finance e amplia as alternativas para a portabilidade de operações de crédito dentro do ecossistema financeiro.

Atualmente, se for feito fora do Open Finance, a portabilidade de crédito pode demorar até 25 dias. Com o novo modelo digital, o prazo do processo cai para até cinco dias úteis, com acompanhamento em tempo real pelo aplicativo do banco escolhido. A troca padronizada, segundo o Banco Central, tende a estimular a concorrência entre os bancos e melhorar as condições oferecidas aos clientes.

Veja como fazer portabilidade de crédito digital pelo Open Finance - (Marcello Casal Jr./Agência Brasil) Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Veja como fazer portabilidade de crédito digital pelo Open Finance

Hoje, a modalidade apresenta grande variação de taxas, que podem ir de 4% a 20% ao mês. Com ofertas mais claras e comparáveis, o cliente consegue visualizar o impacto nas parcelas e no custo total do contrato, facilitando a escolha da melhor opção.

Desde sua criação, em 2021, o Open Finance já soma cerca de 100 de consentimentos ativos, o equivalente a aproximadamente 30 milhões de pessoas com pelo menos uma conta conectada. A expectativa é que a portabilidade digital impulsione ainda mais o sistema.

Veja como fazer a portabilidade de crédito 100% digital pelo Open Finance

  • Acesso o aplicativo do banco para o qual deseja levar o empréstimo
  • Autorize o compartilhamento de dados via Open Finance
  • Visualize os contratos elegíveis
  • Compare as condições como prazo, valor das parcelas e custo total
  • Analise o contrato e assine digitalmente
  • Aguarde a conclusão do processo, que pose incluir contraproposta do banco original

Neste primeiro momento, a mudança de empréstimo de banco via Open Finance está disponível apenas para crédito pessoa sem garantia e sem consignação. O serviço já começou a valer no começo do mês. O próximo passo, de acordo com o Banco Central, é iniciar as discussões para a portabilidade de crédito consignado, começando pelos servidores público federais, com previsão de funcionamento em novembro de 2026.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.