Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quem foi Vanessa Rios, ex-vocalista do Capim com Mel que morreu aos 42 anos em Recife

Antes de integrar o Capim com Mel, ela passou por grupos como Boa Toda, Forró do Muído e Kitara

27/10/2025 às 08h48

27/10/2025 às 08h48

Vanessa Rios, ex- vocalista do grupo de forró Capim com Mel, morreu na noite desse sábado (25), aos 42 anos, em Recife. A artista vinha enfrentando um câncer de pulmão diagnosticado em 2023. A informação foi confirmada pela banda em comunicado nas redes sociais.

Quem foi Vanessa Rios, ex-vocalista do Capim com Mel que morreu aos 42 anos em Recife - (Reprodução/ Instagram) Reprodução/ Instagram
Quem foi Vanessa Rios, ex-vocalista do Capim com Mel que morreu aos 42 anos em Recife

O velório de Vanessa Rios será realizado no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, a partir das 16h desta segunda-feira (27). A cerimônia será aberta ao público e encerrada na terça-feira (28), também às 16h.

"Em nome da família Capim com Mel agradecemos pelo profissionalismo, dedicação e legado deixado. Descanse em paz, Vanessa Rios!", consta no comunicado.

Quem é Vanessa Rios, vocalista do Capim com Mel

Natural de Jaboatão dos Guararapes, Vanessa Rios iniciou a carreira artística em bandas locais e, ao longo dos anos, consolidou seu nome no cenário do forró. Ela começou cantando nas bandas Boa Toda e Forró do Muído, até vencer um concurso para se tornar vocalista da Banda Kitara, em 2014. Depois, passou a integrar o Capim com Mel.

Nascida em 1983, no bairro de Candeias, Vanessa Rios se mudou para Brasília em 2010, onde conheceu o músico Luciano, com quem teve uma filha, Larissa, hoje com 16 anos. 

Segundo reportagem exibida no último mês de junho pela TV Jornal, afiliada do SBT, Vanessa foi diagnosticada com câncer em 2023, mais especificamente um sarcoma sinovial pulmonar. Ela chegou a conciliar o tratamento com a carreira de cantora e até se apresentou logo após uma sessão de quimioterapia. Com o tempo, porém, precisou se afastar dos palcos.

O que é sarcoma sinovial pulmonar?

Sarcoma sinovial pulmonar é um tipo raro de câncer que se origina nos tecidos moles do pulmão, geralmente a partir de células próximas às articulações ou estruturas semelhantes ao tecido sinovial, embora possa surgir mesmo sem relação direta com elas. É um tumor agressivo, de crescimento lento, mas com alto potencial de metástase, e representa uma pequena fração dos cânceres pulmonares.O sarcoma sinovial pulmonar é a apresentação de um tumor maligno raro e agressivo (sarcoma sinovial) que ocorre no pulmão (caracterizado como sarcoma primário do pulmão) ou, mais frequentemente, como metástase pulmonar (espalhamento) de um sarcoma sinovial que se originou em outra parte do corpo.

O que é Sarcoma Sinovial:

  • É um tipo de câncer de partes moles (músculos, tendões, gordura, etc.), que, apesar do nome, geralmente se desenvolve próximo a grandes articulações, como joelhos e tornozelos.
  • É um câncer raro, correspondendo a uma pequena porcentagem dos sarcomas.
  • É causado por uma mutação genética específica (translocação t(X;18)).

Apresentação Pulmonar:

  • Embora seja mais comum nas extremidades, pode surgir primariamente no pulmão, mas isso é extremamente raro.
  • Os pulmões são o local mais comum de metástase (espalhamento) do sarcoma sinovial originado em outros locais.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Por Estadão Conteúdo