Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quadrilhas que aplicavam golpes com reservas de hospedagem falsas são alvo de operação

As quadrilhas simulavam anúncios de hospedagens no litoral do Piauí e divulgavam promoções com preços muito abaixo do mercado para atrair as vítimas.

26/06/2025 às 10h04

26/06/2025 às 10h04

Grupos criminosos organizados, especializados em aplicar golpes através da criação de perfis falsos em redes sociais, foram alvos de operação da Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), na manhã desta quinta-feira (26). Ao todo, foram cumpridos 66 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões, nas cidades paulistas de Osasco, Itapevi, Praia Grande e Guarulhos e na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso.

De acordo com a Polícia Civil, as quadrilhas simulavam anúncios de hospedagens no litoral do Piauí e divulgavam promoções com preços muito abaixo do mercado para atrair as vítimas. “Os estelionatários ofereciam valores atrativos para atrair vítimas e concretizar as fraudes”, destacou o delegado titular da DRCI, Humberto Mácola.

Quadrilhas que aplicavam golpes com reservas de hospedagem falsas são alvo de operação - (Divulgação) Divulgação
Quadrilhas que aplicavam golpes com reservas de hospedagem falsas são alvo de operação

A ação visa o cumprimento de mandados judiciais expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina/PI, nos autos de inquéritos que apuram a prática dos crimes de estelionato por meio eletrônico (art. 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (art. 288, do Código Penal). Até o início da manhã, 12 pessoas foram presas, e a operação seguirá até o cumprimento de todos os mandados.

“A DRCI ressalta que não há fronteiras para a atuação da Polícia Judiciária, que atuará onde quer que o criminoso cibernético esteja, seja em território local ou em outros estados da federação. A operação demonstra a efetividade da cooperação interestadual no enfrentamento qualificado aos crimes digitais”, acrescentou o delegado.

A operação foi realizada com o apoio da Polícia Civil de São Paulo – através da Delegacia de Vigilância e Capturas-DOPE e das Delegacias de Polícia das cidades de Osasco, Itapevi, Praia Grande e Guarulhos – e da Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da Delegacia de São Sebastião do Paraíso.

Procon alerta turistas para golpe da reserva falsa

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), divulgou uma nota alertando a população sobre o crescimento de golpes digitais envolvendo perfis falsos de hotéis, pousadas e casas de temporada, em anúncios feitos na rede social Instagram.

Estes perfis, com aparência profissional, utilizam nomes semelhantes aos de estabelecimentos reais, logomarcas copiadas e imagens autênticas. Por meio de anúncios pagos, os golpistas divulgam promoções com preços muito abaixo do mercado para atrair vítimas. O contato é então direcionado para o WhatsApp, onde são solicitados pagamentos via Pix para contas de pessoas físicas.

A recomendação é dar preferência ao pagamento com cartão de crédito e, em caso de golpe, denunciar o perfil falso e registrar boletim de ocorrência.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.