A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira (29) um homem investigado por atos preparatórios de terrorismo e por suposta ligação com uma organização terrorista internacional. A prisão aconteceu no município de Bauru, no interior do estado de São Paulo, durante uma operação que contou com o apoio do Departamento Federal de Investigação, a polícia federal dos Estados Unidos.
Segundo a PF, o suspeito estava em fase de preparação de um colete com explosivos, que seria utilizado em um atentado suicida no Brasil. Autoridades afirmaram em comunicado que a ação tinha potencial para ameaçar a segurança pública e a ordem social, motivo pelo qual mandados de prisão temporária, de busca pessoal e domiciliar foram cumpridos.
A operação foi autorizada pela 3ª Vara Federal de Bauru, que também determinou medidas para acesso imediato a dados eletrônicos e a quebra de sigilo telefônico. Isso inclui análise de aparelhos como celulares e computadores apreendidos no local, com a intenção de aprofundar a investigação e identificar possíveis conexões com outras pessoas ou grupos.
Até o momento, a PF não divulgou o nome do preso nem detalhou o local exato onde o ataque estava sendo planejado. Também não há informações oficiais sobre motivação específica ou conexões comprovadas com grupos extremistas além da investigação inicial. As apurações continuam em andamento.
As autoridades afirmaram ainda que a detenção teve caráter preventivo e que a investigação permitiu interromper uma possível ação que poderia deixar vítimas.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.