O Governo Federal vai liberar a partir da próxima quarta-feira (15), um lote extra do abono salarial PIS/Pasep. Ao todo, mais de 1,5 bilhão de reais serão distribuídos para 1.640.201 trabalhadores.
O lote extra foi estabelecido pela Resolução Codefat/MTE n° 1.013, de 2025, para atender aos trabalhadores que tiveram os dados enviados dentro do prazo adicional.
Do total de beneficiados, 697.814 são funcionários de empresas privadas, vinculados ao PIS, e receberão o pagamento pela Caixa Econômica Federal. Já 942.387 são servidores públicos, vinculados ao PASEP, e receberão pelo Banco do Brasil.
Possuem direito ao abono pessoas que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês. O último lote de pagamentos do abono havia sido realizado no último dia 15 de agosto, para trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
Em 2025, o programa recebeu um total de R$ 30 bilhões para o pagamento do benefício.
Quem tem direito
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, contados a partir da data do primeiro vínculo;
Ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado;
Ter seus dados do ano-base 2023 corretamente informados pelo empregador no eSocial.
Como consultar
As informações estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, no portal GOV.BR, na central de atendimento Alô Trabalho (telefone 158), com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado (exceto em feriados nacionais) e nas unidades da Superintendências Regionais do Trabalho.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.